No Dia Mundial da Água, Secretaria de Meio Ambiente e Embasa realizam entrega de premiação do Concurso de Desenhos “Um Olhar para o Cerrado: Berço das Águas”Blog Bahia - O Portal de Notícias do Oeste Baiano


23 de mar. de 2023

No Dia Mundial da Água, Secretaria de Meio Ambiente e Embasa realizam entrega de premiação do Concurso de Desenhos “Um Olhar para o Cerrado: Berço das Águas”

 

Em Barreiras, o Dia Mundial da Água foi comemorado no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho com a entrega da premiação do concurso de desenhos realizado pela Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade e a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). Este ano, o Bioma Cerrado foi a referência para as 60 produções das 22 escolas municipais do ensino fundamental II participantes, que trouxeram em evidência o tema “Um olhar para o Cerrado: Berço das Águas”.

Após a escolha dos cinco melhores desenhos por uma comissão julgadora e a votação online, que se encerrou nessa terça-feira (21), a  classificação geral e premiação foram divulgadas nesta quarta-feira (22) e contou com a participação da subsecretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Marisa Costa; da assistente social da Embasa, Claudirene Vieira, do presidente da Câmara de Vereadores, Alcione Rodrigues; as técnicas da Secretaria de Educação, Valesca Landim e Maria do Socorro Sampaio; e ainda o mascote Lobo Guará, que chamou a atenção dos participantes com a mensagem da importância da preservação dos recursos hídricos do Cerrado.

“Nesse dia 22 de março comemoramos o dia da água com muita alegria nesse Centro Cultural. Essa premiação do vencedor é resultado da parceria entre Secretaria de Meio Ambiente com a Embasa, que trouxe esse alerta de preservação com a água. Agradecemos essa parceria da Prefeitura nesse despertar necessário”, citou a assistente social da Embasa, Claudirene Vieira, destacando que o desenho vencedor será reproduzido pela artista plástica Andréa Nader no muro da Estação Elevatória de Esgoto da Embasa, localizada no Centro Histórico.

No total, foram 109.467 mil votos na plataforma online que deram a classificação de primeiro colocado, com 44,8% dos votos, para o estudante Emanoel Lucas Brito, da Escola Municipal Iazinha Pamplona. O segundo lugar foi para a estudante Fernanda Silva Novais, com 21,2%, da Escola Municipal São João. Já a estudante Geovana Muniz da Escola Municipal Roberto Santos, ficou com a terceira colocação com 17,6% dos votos. A quarta colocada foi a estudante da Escola Municipal São João, Kelly dos Santos com 9,9%, e o quinto lugar Rayane Rodrigues da Silva, da Escola Municipal Dr. José Costa Borges com 6.5% dos votos.

“No meu desenho quis representar as pessoas que tiravam areia no cais de Barreira através das canoas, uma recordação que minha mãe conta. Trabalhar a importância da água na escola foi muito significativo, temos locais lindos e que precisam ser preservados. Estou muito feliz”, falou emocionado o estudante vencedor, Emanoel Lucas, premiado também com uma bicicleta.

Essa ação comemorativa também contou com o apoio das Secretarias de Educação, de Cultura e Turismo e ainda, das empresas Atlas, DX, Tetra+, Mix Soluções Ambientais e Papelaria Irmãos Ribeiro. Para a subsecretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Barreiras, a proposta do concurso de desenhos foi o de apresentar aos jovens estudantes e toda sociedade, a necessidade da preservação do Cerrado, que é considerado o Bioma referência para a região central do país e, principalmente, para muitas bacias hidrográficas brasileiras.

“Visitamos 22 escolas municipais mostrando e orientando os estudantes a participar mais uma vez desse desafio, que foi o de retratar a importância do Cerrado na Semana da Água. Agradecemos a participação de todos que este ano trouxeram neste formato de desenhos, belíssimas produções. Além de mostrar as belezas e riquezas naturais que temos em nossa cidade, nosso objetivo também foi despertar nestes jovens a preocupação com a sustentabilidade e o nosso meio ambiente”, relatou Marisa Costa.

Ao final da premiação, a equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade apresentou aos estudantes a exposição de maquetes das nascentes de rios e fizeram a distribuição de mudas nativas do Cerrado.


Fonte: Blog Bahia  / Dircom, Prefeitura de Barreiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário