Operação prende suspeitos de invasão de terras e expulsão de comunidade tradicional no oeste da BahiaBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


24 de mar. de 2023

Operação prende suspeitos de invasão de terras e expulsão de comunidade tradicional no oeste da Bahia

 

Além das prisões, um policial civil foi afastado em Santa Maria da Vitória. Grupo é suspeito constrangimento ilegal, esbulho possessório com emprego de violência e incêndio, entre outros crimes.

Três pessoas foram presas preventivamente e quatro mandados de busca e apreensão foram cumpridos nos municípios de Santa Maria da Vitória, Santana, Barreiras e Várzea da Roça, no oeste da Bahia, nesta quinta-feira (23).

A ação faz parte da 'Operação Destocado', realizada pela Ministério Público da Bahia (MP-BA), e que investiga um grupo formado por fazendeiros e policiais que seria responsável por invadir terras e expulsar uma comunidade tradicional que fica na região do Mutum, no oeste e norte do estado.

A pedido do MP-BA, um policial civil investigado foi afastado pela Vara Criminal do município de Santa Maria da Vitória.

Segundo o órgão, o grupo criminoso causa terror aos moradores da comunidade tradicional, que é conhecida como "Fecho de Pasto do Destocado”.

Após denúncias, o MP-BA passou a apurar a atuação dos suspeitos que agem para expulsar violentamente a comunidade das terras, por meio de ameaças, constrangimento ilegal, esbulho possessório com emprego de violência e incêndio (grilagem), além da violação da integridade física e patrimonial.

Entre os atos de violência praticados, o órgão destacou o ocorrido em 14 de julho de 2022, quando o grupo armado, invadiu e ateou fogo em casas da comunidade, uma das quais ocupada por seis pessoas, entre idosos e crianças.

Legalmente reconhecida pela Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi), a comunidade "Fecho de Pasto do Destocado'', possui famílias residentes há pelo menos cinco gerações e de acordo com as investigações, sofre desde 2016, atos intimidatórios contra a posse tradicional da terra.

A investigação é realizada com o apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco), Centro de Operações Especiais (COE), Corregedoria da Polícia Civil (Correpol), Superintendência de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (SSP) e da Delepat da Polícia Federal.


Fonte: Blog Bahia  / G1 BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário