Prefeitura de LEM promove a inclusão dos alunos com Down, através do desenvolvimento de habilidades Blog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


21 de mar. de 2023

Prefeitura de LEM promove a inclusão dos alunos com Down, através do desenvolvimento de habilidades

 

No Dia Mundial da Síndrome de Down, comemorado nesta terça-feira, dia 21 de março, a Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães lembra a importância da promoção da inclusão das pessoas com Down, através do desenvolvimento das suas habilidades, para que elas sejam livres para viver a vida em toda a sua plenitude.

No município, as estratégias são traçadas pela Secretaria Municipal de Educação, através da Gerência de Saúde Educacional, que é responsável por identificar e incluir alunos com deficiência nas salas de aula regulares, além de promover treinamentos voltados à elaboração de material didático adaptado, para as professoras de Atendimento Educacional Especializado (AEE), por exemplo.

Em 2023, são 10 alunos matriculados na rede municipal de ensino com a Síndrome de Down, acompanhados pela Gerência de Saúde Educacional, cada um com seus monitores acompanhantes. Todos têm acesso às diversas atividades lúdicas e culturais, como a prática da Capoeira, em parceria com a Secretaria de Cultura e Esportes.

O professor é Uanderson da Paz, que há mais de 10 anos ensina a arte da Capoeira. Segundo ele, os alunos respondem bem aos estímulos. "O grau de dificuldade é o mesmo que outras crianças vão encontrar, o que muda mesmo é a forma que a gente vai direcionar a aula, adaptar, ter paciência, vai trabalhando e com o tempo a gente vai vendo o resultado", destacou.

A gerente de Saúde Educacional, Liane Graffunder, falou de como as diferentes estratégias auxiliam no desenvolvimento desses alunos.

"Eles melhoram o tônus muscular e aprendem a obedecer regras, a ter disciplina, porque a Capoeira também ajuda nisso. E isso se reflete na sala de aula para poder realizar as atividades no tempo proposto", pontuou a especialista.


Fonte: Blog Bahia  /  SECOM, prefeitura de LEM

Nenhum comentário:

Postar um comentário