Secretaria de Cultura e Turismo de Barreiras festeja o Dia do Teatro e do Circo com cortejo artístico e apresentações culturaisBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


29 de mar. de 2023

Secretaria de Cultura e Turismo de Barreiras festeja o Dia do Teatro e do Circo com cortejo artístico e apresentações culturais

 

Em comemoração ao Dia Internacional do Teatro e ao Dia Nacional do Circo, a Secretaria de Cultura e Turismo de Barreiras montou uma programação especial com apresentação teatral, bate-papo, lançamento de livros e entrega de kits de livros de Artes Cênicas pela Coordenação de Teatro da Fundação Cultural do Estado da Bahia  (Funceb).

Nesta segunda-feira (27), os estudantes da Escola Municipal de Teatro realizaram um cortejo artístico pelas ruas do Centro Histórico, fazendo pequenas encenações. Com paradas nas Praças do Duque de Caxias, São João, Landulfo Alves, nas imediações da Praça Castro Alves e Orla do Cais, o grupo de artistas movimentou a primeira parte das apresentações, com a participação especial da Banda Municipal 26 de Maio.

À noite, estudantes de escolas municipais acompanharam a apresentação do espetáculo “Para!”, uma peça que retrata a violência doméstica exibida no palco do Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho pela atriz barreirense Lanna Seixas. Ao final da apresentação, a atriz participou de um bate-papo com o público fazendo o alerta para a sociedade sobre a temática e mostrando que a violência doméstica é presente no dia a dia das mulheres, independente da faixa etária, condições financeiras e grau de instrução.

“Neste Dia do Teatro trabalhamos esse tema importante para a vida das pessoas, de homens e mulheres, para essa questão da violência contra a mulher. Promovemos com muita alegria, esse momento em que também culminamos os projetos desenvolvidos na Escola de Teatro, possibilitando o acesso dos jovens, principalmente da EJA, de vir conhecer o teatro e entender a importância desses temas transversais”, explica Ramon Sousa, professor da Escola Municipal de Teatro.

A dona de casa Zilda Solano acompanhou as filhas Maria Fernanda e Maria Eduarda, que estudam na Escola Municipal Celso Barbosa. Para ela, a mensagem transmitida é fundamental. “O teatro faz com que os estudantes mais tímidos, encarem os problemas de frente. Achei o espetáculo muito bom, retratou a realidade de muitas mulheres e com essa mensagem transmitida de maneira cênica, tenho certeza que foi absorvida pelos estudantes. Ensina principalmente, às mulheres serem empoderadas, identificar desde cedo os sinais de um relacionamento abusivo e ter a coragem de romper”, contou.

Já nesta terça-feira (28), na programação teatral que será na sede da Escola Municipal de Teatro, localizada em frente à Praça Duque de Caxias no Centro Histórico, o público terá a oportunidade de participar de uma mesa institucional com a equipe da Secretaria de Cultura e Turismo, também de uma Cena Teatral, lançamento de livros e a entrega dos kits de Artes Cênicas, pela Coordenação de Teatro da Funceb.

“Para comemorar essas duas datas importantes, buscamos envolver toda sociedade nessa agenda cultural destacando as particularidades do circo e do teatro. Agradecemos a participação de todos os estudantes e profissionais da Escola Municipal de Teatro, que com as técnicas cênicas estão desenvolvendo um belíssimo trabalho, despertando esse prazer pela arte e leitura nas crianças, jovens e adultos. Esses momentos também são para identificar talentos barreirenses nesta arte, que fortalece a cultura e transmite alegria”, pontua Emília Moreno, subsecretária de Cultura e Turismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário