Barreiras: Matrículas de Imóveis para mais de 700 famílias do bairro Santa LuziaBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


19 de abr. de 2023

Barreiras: Matrículas de Imóveis para mais de 700 famílias do bairro Santa Luzia

 

Moradores do bairro Santa Luzia lotaram a Escola Municipal Santa Luzia nesta noite de segunda-feira (17), durante a entrega de Matrículas de Imóveis para mais de 700 famílias do bairro mais populoso da cidade. Em clima de emoção e festa, o prefeito Zito Barbosa e a equipe do Núcleo de Regularização de Imóveis foram recepcionados com aplausos e agradecimentos pelas famílias, que compareceram para a segunda etapa de entrega de escrituras aos proprietários de imóveis.

A ação transcorre dentro do projeto Morar Legal, uma iniciativa da Prefeitura de Barreiras através da Procuradoria Geral do Município em parceria com a Chefia de Gabinete e a Secretaria de Assistência Social e Trabalho, em cooperação com Cartório de Registro de Imóveis do 1º Ofício de Barreiras e o Tribunal de Justiça da Bahia-TJ BA, por meio da Reurb Social. Após intenso trabalho e dedicação da equipe do Núcleo de Regularização de Imóveis (NRI), foram cadastradas e documentadas as 67 quadras do perímetro Santa Luzia II com a cobertura de 100% dos imóveis. E além disso, os beneficiários não necessitaram custear o processo de regularização, recebendo seu título totalmente gratuito.

Na cerimônia de entrega, o prefeito Zito Barbosa estava acompanhado do vice-prefeito e secretário de Planejamento, Emerson Cardoso, do presidente do NRI e procurador geral do município, Túlio Viana, do chefe de gabinete, secretário de Cultura e Turismo e vice-presidente do NRI, Jeferson Barbosa, do presidente da Câmara de Vereadores, Alcione Rodrigues, da secretária de Assistência Social, Dicíola Baqueiro e do Interventor do Cartório do 1º do Ofício de Registro de Imóveis e Hipotecas de Barreiras, Pedro Ítalo Bacelar.

Emocionados, sete moradores representaram simbolicamente as mais de 700 famílias beneficiadas. Dona Evildene Pereira da Silva não escondeu a felicidade em seu agradecimento. “É muita alegria, a vontade de chorar, de sorrir, são tantas emoções que é difícil definir. Mas quero agradecer a Deus, ao prefeito Zito Barbosa e a equipe maravilhosa do NRI pela acolhida e carinho com os moradores. Tudo tem seu tempo certo, e nosso tempo aqui na Santa Luzia chegou”, disse.

A moradora Nascimenta Zefirina também agradeceu e fez um retrocesso de benfeitorias, que o maior bairro do município tem recebido do governo Capital do Oeste. “Vivíamos abandonados, esquecidos e hoje, nessa gestão, temos tudo. Temos escola, postos de saúde, a UPA aqui pertinho, asfaltamento e agora, temos nossas casas regularizadas. Isso é um sonho que foi realizado”, confessou a moradora.

De acordo com o presidente do NRI e procurador do município, Túlio Viana, a parceria com o TJBA através do Cartório de Registro de Imóveis do 1º Ofício, e o empenho da equipe do NRI foi essencial para a efetivação da função social da propriedade. “Além de cidadania, a regularização traz segurança aos moradores da Santa Luzia que passam a ter, juridicamente, direito sobre o imóvel em que vivem”, disse.

O prefeito Zito relembrou da primeira visita ao bairro ainda em 2017, dos desafios e compromissos assumidos para melhorar a qualidade de vida dos moradores. “Esse era um sonho de todos vocês, mas também era um sonho nosso. Lembro que em 2017, andávamos pelo bairro, analisando as dificuldades e desafios, conseguimos superar a grande maioria dos problemas que os moradores enfrentavam, levando pavimentação, macro e micro drenagem, requalificação de escolas, e estruturas de saúde para as famílias, e seguiremos trabalhando pela Santa Luzia. E nesta noite especial, eu quero abraçar e comemorar com todos vocês essa grande conquista, porque agora o bairro Santa Luzia sai da informalidade e passa receber um trabalho contínuo de regularização, com os moradores podendo receber o título de propriedade de seus imóveis. Isso nos deixa muito felizes, pelo trabalho do NRI juntamente com Cartório do 1º Ofício e toda nossa equipe de governo, demonstrando nosso compromisso de cuidar da cidade e cuidar das pessoas, porque Barreiras é nosso futuro hoje e o nosso orgulho sempre”, enfatizou o prefeito.

Ainda compareceram ao evento, os vereadores Dr. Sileno, Ivete Ricardi, B.I Ayres, Hipólito Passos, Tetéia Chaves, secretária Gislaine Barbosa (Administração), Gabriela Nogueira (Educação) e subsecretários municipais, Emília Moreno (Cultura e Turismo), Maritânia Carvalho (Assistência Social), Juana Jamille (Saúde), além da coordenadora Karoline Kédma e toda equipe do NRI.


Fonte: Blog Bahia  / Dircom, Prefeitura de Barreiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário