Barreiras no roteiro do Mundo UrbexBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


18 de abr. de 2023

Barreiras no roteiro do Mundo Urbex

 

Barreiras, é uma das cidades brasileiras que compõem a rota do grupo de exploração do Mundo Urbex Urbano, uma iniciativa dedicada a explorar locais e espaços abandonados que carregam muita história e cultura. Com foco em registrar e divulgar estes pontos, a parceria entre a Rede Minas, Canal Rural e Rede RBI de TV, por meio de uma equipe de profissionais de comunicação, percorre o Brasil gerando conteúdo e, posteriormente, reproduzindo o material nos canais da televisão aberta. No sábado (15), eles passaram por Barreiras para conhecer melhor alguns cenários arquitetônicos do Município.

O antigo Matadouro, o Aeroporto Dom Ricardo Weberberger e a Usina Dr. Geraldo Rocha foram os pontos explorados, em Barreiras. Uma pausa para entender melhor sobre a história da Capital do Oeste foi feita durante uma conversa com a historiadora Ignês Pitta, que relatou fatos e dados importantes acerca da evolução do Município.  “Na pesquisa prévia já identificamos que Barreiras tinha um ‘quê’ especial em relação à história de personagens e até mesmo de logística, e em relação à história do Brasil está relativamente desconhecida, pelo menos do grande público do eixo Rio-São Paulo”, diz Marcelo Liochi, pesquisador e explorador da equipe que saiu de São Paulo, passou por Goiás e segue para o Piauí, Pernambuco, Sergipe e retorna, passando antes por Ilhéus e Minas Gerais.

A Diretoria de Comunicação da Prefeitura de Barreiras (Dircom) acompanhou um pouco do trabalho realizado pelo Mundo Urbex durante sua passagem pela Capital do Oeste. “É uma iniciativa muito interessante e que mostra detalhes sobre espaços arquitetônicos de todo o Brasil. Por onde eles passam deixam placas interativas com o QR Code, que quando acessado, traz dados e informações sobre aquele determinado local. Ficamos bastante orgulhosos de Barreiras integrar este projeto”, revela o diretor de comunicação, Edivaldo Costa.

O projeto Mundo Urbex está na sua terceira temporada, desta vez, para a TV Cultura e conta com recursos do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), fundo destinado ao desenvolvimento articulado de toda a cadeia produtiva da atividade audiovisual no Brasil.


Fonte: Blog Bahia  /  Dircom PMB

Nenhum comentário:

Postar um comentário