Barreiras sedia Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação ao Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador da BahiaBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


13 de abr. de 2023

Barreiras sedia Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação ao Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador da Bahia

 

Barreiras sediou nesta quarta-feira (12), o Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação ao Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador da Bahia – Fetipa. O encontro que aconteceu no Centro Cultural Rivelino Silva Carvalho, contou com a presença de representantes de 36 municípios da macrorregião Oeste, com a proposta de debater assuntos pertinentes no combate ao trabalho infantil e proteção aos adolescentes no estado da Bahia.

O Fetipa é um espaço interinstitucional permanente de articulação, comprometido com a erradicação do trabalho infantil e com a proteção e garantia dos direitos do adolescente no trabalho, composto por organismos estatais e não estatais, públicos e privados, empenhados com a temática. Em Barreiras, as ações que versam sobre esse tema são realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde por meio do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), juntamente com Núcleo Regional de Saúde e Bases de Santa Maria e Ibotirama na região Oeste.

Participaram da abertura a secretária municipal de Saúde, Jamile Rodrigues; representando do Ministério do Trabalho e Emprego em Barreiras, Alessandra Luz de Souza; apoiadora matricial da Divast/Cesat e membra do Fetipa, Gildete Sodré; secretária de Assistência Social de Santa Maria da Vitória, Suelei Santos; coordenadora do CREAS de Serra Dourada, Vanildes Silva; o presidente do Conselho Tutelar de Serra Dourada, Wendel Pereira, além da subsecretária de Assistência Social e Trabalho de Barreiras, Maritânia Gonçalves, coordenadora do Cerest/Barreiras, Janaina Oliveira e demais equipes técnicas.

“O Fetipa faz parte da Vigilância da Saúde do Trabalhador, onde trabalhamos através do Cerest as ações de prevenção, para evitar o trabalho infantil e do adolescente. Buscamos sempre estratégias para prevenir e evitar o trabalho em idades não permitidas, com o apoio de todos os 36 municípios que fazem parte da macrorregião Oeste. Agradecemos aos organizadores e a coordenação da realização desse Fórum, e que possamos juntos, seguir firme nas propostas contra o trabalho infantil e a proteção ao adolescente”, pontuou a secretária Jamile Rodrigues.

O encontro foi fundamental para traçarem propostas relevantes sobre a temática, é o que relata a apoiadora matricial da Divast/Cesat e membro do Fetipa. “Nossa proposta esse ano é gerar políticas públicas no combate ao trabalho infantil e na proteção dos nossos adolescentes. Em 2021, foram identificados 512 crianças e adolescentes envolvidos nesse contexto. Buscamos um espaço de debate e o Fetipa traz esse momento de diálogo e da sensibilização da rede de apoio, buscando estratégias de enfrentamento para fazer um planejamento integrado em toda Bahia”, ressaltou Gildete Sodré.

A macrorregião Oeste tem Barreiras como sede e é composta também pelos municípios de Angical, Baianópolis, Brejolândia, Catolândia, Cotegipe, Cristópolis, Formosa do Rio Preto, Luís Eduardo Magalhães, Mansidão, Riachão das Neves, Santa Rita de Cássia, São Desidério, Tabocas do Brejo Velho, Wanderley, Barra, Brotas de Macaúbas, Buritirama, Ibotirama, Ipupiara, Morpará, Muquém de São Francisco, Oliveira dos Brejinhos, Paratinga, Bom Jesus da Lapa, Canápolis, Cocos, Coribe, Correntina, Jaborandi, Santa Maria da Vitória, Santana, São Félix do Coribe, Serra do Ramalho, Serra Dourada e Sítio do Mato.


Fonte: Blog Bahia  /  Dircom PMB

Nenhum comentário:

Postar um comentário