Contas de luz ficam mais caras para quase 30 milhões de brasileiros neste sábado; Baianos serão afetadosBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


22 de abr. de 2023

Contas de luz ficam mais caras para quase 30 milhões de brasileiros neste sábado; Baianos serão afetados

 

Bahia e outros três estados terão contas de luz mais caras a partir deste sábado

As contas de luz ficam até 8,66% mais caras a partir deste sábado (22) na Bahia e em outros três estados: Ceará, Rio Grande do Norte e Sergipe. A medida vai impactar quase 30 milhões de brasileiros.

As novas tarifas foram aprovadas pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) na terça-feira (18) e são superiores às propostas pela própria agência em março.

O maior aumento (+8,66%) é para os consumidores de baixa tensão da Neoenergia Coelba, distribuidora líder do Norte e do Nordeste (tanto em volume de energia quanto de clientes),segundo o Infomoney. A subsidiária da Neonergia (NEOE3) atende a 6,3 milhões de unidades em 415 das 417 cidades da Bahia (quase 15 milhões de pessoas).

Já o maior desconto em relação à tarifa antiga (-3,77%) será para consumidores de alta tensão da Enel Ceará. A subsidiárida da Enel no Nordeste é a terceira maior distribuidora da região em volume distribuído e atende a 3,8 milhões de unidades nos 184 municípios do Ceará (cerca de 9,2 milhões de habitantes).

São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Minas Gerais já tiveram as contas de luz reajustadas em até 12,67%, com autorização da agência, no mês de março.

A Aneel também discute o aumento de tarifas de até 12,52% em outras distribuidoras de São Paulo e Minas Gerais e parte do Rio Grande do Sul.



Fonte: Blog Bahia  / BNews

Nenhum comentário:

Postar um comentário