Em Barreiras, distribuição de medicamentos acontece nas Farmácias Cidadãs e nas Unidades de SaúdeBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


12 de abr. de 2023

Em Barreiras, distribuição de medicamentos acontece nas Farmácias Cidadãs e nas Unidades de Saúde

 

Dentro do plano de ampliação do acesso da população a medicamentos, a Secretaria de Saúde de Barreiras realiza a distribuição de segunda à sexta-feira, na Farmácia Cidadã I, que fica localizada anexo a Central de Abastecimento Farmacêutico (CAF) em Barreirinhas, como também na Farmácia Cidadã II localizada na Praça 24h no Centro Histórico e em todas as Unidades de Saúde da Atenção Primária do município.

“O objetivo é que os usuários da rede municipal tenham a assistência garantida de maneira célere e com comodidade”, explica a coordenadora da CAF, Érica Lacerda. O farmacêutico Clécio Ribeiro salienta que os pacientes que fazem o uso exclusivo de medicamentos contínuos para tratamento como hipertensão, podem fazer a retirada nas próprias unidades de saúde de sua referência, sem necessidade de se direcionar à Farmácia Cidadã I, uma vez que a mesma concentra na dispensação de medicamentos de controle especial e insulinas.

“Somente na última segunda (3) e terça-feira (4), atendemos mais de 500 usuários na Farmácia Cidadã I, e muitos pacientes atravessam a cidade para receber nesta unidade vários medicamentos, mas hoje, a Secretaria de Saúde dentro do Projeto Saúde Humanizada, Integrada e Inovadora, disponibiliza esses medicamentos de uso contínuo, por exemplo, em todas as unidades de saúde, principalmente, na Farmácia Cidadã II, localizada no Centro Histórico. Essa dinâmica é uma maneira de garantir de forma democrática e rápida os medicamentos ao paciente”, pontuou.

Em 2022, mais de 37 mil usuários foram atendidos na Farmácia Cidadã I, já na Farmácia Cidadã II, foram atendidos 32.892 usuários. A coordenação da CAF ressalta também, que os usuários do Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS Saúde Mental) e do Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e outras Drogas (CAPS AD), podem retirar as medicações nas próprias unidades de acolhimento.

Para a retirada dos medicamentos é preciso apresentar cartão SUS, receita médica e documento pessoal.


Fonte: Blog Bahia  /  Dircom, PMB

Nenhum comentário:

Postar um comentário