Em Barreiras, Forças de Segurança alinham atividades com foco na proteção e segurança nas escolasBlog Bahia - O Portal de Notícias do Oeste Baiano


21 de abr. de 2023

Em Barreiras, Forças de Segurança alinham atividades com foco na proteção e segurança nas escolas

 


A garantia à segurança de estudantes, professores e profissionais que atuam nas escolas municipais, estaduais e particulares de Barreiras tem sido foco de ações sistemáticas encampadas pela parceria entre Prefeitura e as polícias Civil, Militar, Federal e Guarda Civil Municipal. Nesta quinta-feira (20), uma ação coordenada pela Gestão Municipal através da Secretaria de Segurança Cidadã e Trânsito em parceria com os dirigentes das demais forças de segurança, incorporou nas atividades das rondas realizadas nas unidades escolares, os efetivos do Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros e da Polícia Rodoviária Federal.

Antes de percorrer o roteiro pré-estabelecido, os policiais se reuniram no quartel da Guarda Civil Municipal onde foram recepcionados pelo prefeito Zito Barbosa, o vice-prefeito, Emerson Cardoso e o secretário de Segurança Cidadã e Trânsito, Júnior Sampaio. “Este é um momento de alerta contínua e ampliação das medidas que ofereçam proteção e segurança, para os nossos estudantes e profissionais da educação, assim como, tranquilidade para os seus familiares, tudo isso requer união e empenho coletivo, motivo pelo qual convidamos estas três corporações a se juntarem ao esforço e empenho das demais forças de segurança, para fortalecer e garantir, além da segurança, a tranquilidade a todos. Agradeço ao empenho de todos que estão nessa missão tão importante de combate às ‘fake news’ e à disseminação do pânico”, destacou o prefeito.

As rondas escolares realizadas integraram as ações em andamento junto às unidades de ensino e nesta quinta-feira(20) contemplou, com vistoria e orientações, mais de 40 escolas. “As polícias Civil e Federal têm realizado um trabalho constante de investigação para apurar a origem das ameaças, e, quero ressaltar que a maioria delas, são infundadas. Por meio de reuniões com todas as demais forças de segurança, traçamos estratégias que já estão sendo postas em prática, com a finalidade de ampliar as medidas protetivas. A determinação do prefeito Zito Barbosa é que estejamos de prontidão para assistir a comunidade escolar em qualquer chamamento”, disse o secretário Júnior Sampaio.

A atividade ostensiva é voltada à segurança dos estabelecimentos de ensino e do perímetro escolar, tanto na cidade como na zona rural. Em Barreiras, as rondas escolares foram criadas há 12 anos e a partir de um cronograma pré-estabelecido, nesse mês de abril foram intensificadas em horários estratégicos, na entrada e saída dos estudantes e com visitas aos gestores. Conforme o comandante da Guarda Civil Municipal, João Oliveira, mais de oito homens se revezam nessa ação diariamente e exclusivamente na ronda escolar.


Fonte: Blog Bahia / Dircom PMB

Nenhum comentário:

Postar um comentário