Em Barreiras, os itens para o cardápio da Semana Santa podem ser adquiridos na Vila do PeixeBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


4 de abr. de 2023

Em Barreiras, os itens para o cardápio da Semana Santa podem ser adquiridos na Vila do Peixe

 

O barreirense pode garantir o pescado e demais itens indispensáveis para o tradicional cardápio da Semana Santa, na Vila do Peixe que este ano estará montada no espaço da Antiga Cesta do Povo, na Avenida ACM, ao lado do Centro de Abastecimento de Barreiras (CAB). O funcionamento será de quarta-feira (5) até sexta-feira (7), das 7h às 20h, em um espaço organizado e estruturado pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento com o apoio da Secretaria de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária (Visa).

Serão 14 boxes padronizados, onde os consumidores encontrarão peixes e frutos do mar frescos e também secos. Nesta terça-feira (3), os feirantes que irão ocupar os espaços receberam orientações sobre segurança alimentar, higiene e boas práticas de manipulação do pescado por meio de uma palestra realizada pela equipe da Visa. “As condições de infraestrutura do local estão adequadas e cumprem às exigências legais, com climatização, pias para higienização dos alimentos e das mãos, sistema de esgotamento e de água. Orientamos aos comerciantes a cumprirem também a sua parte, como o correto acondicionamento e manipulação dos pescados”, explica o coordenador, Canuto Aires.

“Esta parceria com a Vigilância Sanitária é fundamental para reforçar recomendações importantes, por exemplo, a temperatura ideal de acondicionamento do pescado e as boas práticas de higiene”, destaca a subsecretária de Agricultura e Abastecimento, Manoela Maia. Segundo ela, na quinta-feira as equipes da Visa vão realizar uma vistoria no espaço com a entrega aos comerciantes de kits de higiene compostos por toucas, luvas e máscaras. As fiscalizações seguem durante os dias de funcionamento da Vila do Peixe, como forma de garantir produtos de qualidade aos consumidores que, este ano, receberam, por parte da gestão municipal, a isenção de taxas para participar do evento.

“ A Vila do Peixe é uma oportunidade para muitos comerciantes garantirem renda extra durante este período do ano, então, o gestor municipal, sensibilizado, isentou a taxa de ocupação e uso do espaço. Esperamos, com este incentivo, que estes comerciantes também repassem ao consumidor produtos a preços mais acessíveis. Trata-se de um importante incentivo na geração de renda”, explica o secretário de Agricultura e Tecnologia de Barreiras, José Marques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário