Embasa participa de entrega de livros infantis da campanha Se Ligue no ÓleoBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


25 de abr. de 2023

Embasa participa de entrega de livros infantis da campanha Se Ligue no Óleo

 

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) vem participando da entrega do livro infantil da campanha Se Ligue no Óleo para sensibilização das crianças para a importância de evitar a contaminação da água com o óleo de cozinha usado. Em Luís Eduardo Magalhães, na última quinta-feira (20), a ação ocorreu nas escolas municipais Amélio Gatto e Aldori Tolazzi, dentro da programação da Semana do Livro Infantil. Em Barreiras, as ações ocorreram nos dias 12 de abril, nas escolas municipais Santa Luzia, Alcyvando Liguori Luz e Mirandolina Ribeiro Macedo, e no dia 30 de março, na escola municipal Santa Luzia, Sesc e Lar Esperança.

Durante as visitas às escolas, o livro infantil “Gosto muito de te ver, Oleozinho” foi apresentado para os professores e estudantes como parte da campanha “Se Ligue no Óleo” desenvolvida pelo Instituto Caturama em parceria com a Embasa e Prefeituras. Ao acompanhar a visita em Luís Eduardo Magalhães, o assistente de saneamento da Embasa, Adilton Silva, reforça a importância das crianças terem acesso às informações do cuidado com a rede coletora de esgoto de forma lúdica. “Por meio dos desenhos e da história do Oleozinho, tenho certeza que elas passarão a incentivar os próprios pais quando verem jogando óleo de cozinha usado na pia”, afirma.

Em Barreiras, as visitas às escolas foram realizadas pela assistente social, Claudirene Vieira, que considera fundamental o trabalho de mobilização nas escolas como complemento à implantação dos pontos de coleta e divulgação junto aos clientes da Embasa. “O descarte inadequado de óleo usado direto na rede causa entupimentos, seja internamente dentro das casas, ou na rede pública, nas ruas. Com a campanha, estamos sensibilizando para que as pessoas coletem o óleo usado para ser destinado para outros usos, como a produção de sabão artesanal, por exemplo”, explica ela.

O autor do livro, o biólogo Franco Porto, do Instituto Caturama, explica que o lançamento do livro, que conta com a parceria da Embasa, vai ocorrer durante o Festival Literário de Barreiras (FLIB), nas comemorações do aniversário de Barreiras, nos dias 23, 24 e 25 de maio. “Mas aproveitamos a oportunidade do Dia Nacional do Livro Infantil para começar a levar a mensagem da importância da leitura e que também passa a mensagem da preservação dos recursos hídricos, de uma forma lúdica, e que pode influenciar as pessoas de forma positiva no seu dia a dia”, afirma.  

Pontos de coleta - A campanha também disponibiliza pontos de coleta para que a população possa descartar o óleo de cozinha usado de forma correta. Em Barreiras, os pontos de coleta ficam na sede da Unidade Regional da Embasa, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas). Em Luís Eduardo Magalhães, os pontos ficam na loja de atendimento da Embasa, na Secretaria Municipal de Sustentabilidade e na sede do ReciclaLem. Os interessados em entrega voluntária de óleo de cozinha usado podem entrar em contato com o Instituto Caturama pelo telefone do Disk Coleta: (77) 988148273. 



Assessoria de Comunicação da Embasa Unidade Regional de Barreiras (UNB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário