’Não podemos permitir retrocessos no Oeste’, diz Danilo Henrique sobre possível suspensão de voos da GolBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


3 de abr. de 2023

’Não podemos permitir retrocessos no Oeste’, diz Danilo Henrique sobre possível suspensão de voos da Gol

Companhia anunciou alteração em oito destinos regionais, quatro são na Bahia, o que inclui o Aeroporto de Barreiras

“A possível suspensão dos voos da Gol Linhas Aéreas no Aeroporto de Barreiras trará total retrocesso para o Oeste. O município está entre os oito destinos regionais que terão voos interrompidos pela empresa de aviação”. O declaração é do secretário de Governo de Luis Eduardo Magalhães (LEM), Danilo Henrique, feita neste domingo (02). Para ele, o caso é grave e atrapalha o desenvolvimento da região que é uma das mais ativas fronteiras agrícolas do mundo. Uma intervenção via Consócio multifinalitário do Oeste da Bahia e a mobilização política podem resolver o problema.

De acordo com Danilo, uma das alegações para a interrupção dos voos é que a pista do aeroporto de Barreiras precisa de modificações. Se este for o caso, o gestor sugere que a os reparos sejam viabilizados através do Consócio do Oeste, que integra todas as prefeituras da região. “Podemos ver o custo, ratear pelos municípios e fazer a intervenção no aeroporto até a reforma sair. Eu acho que é opção viável, rápida, econômica e prática, só precisa de boa vontade. Conclamo a todos para se envolver na questão, não podemos terceirizar o problema, que é regional e não somente de Barreiras”.

“Precisamos mobilizar os ministros baianos, que compõem o governo federal, as bancadas da Bahia de senadores, deputados estaduais e federais. Acredito que essa é a hora de deixar a rivalidade partidária de lado e todos se unirem em prol de um objetivo. Não é o Aeroporto de Barreiras, é o aeroporto de uma região e a paralização de voos vai interferir diretamente na vida das pessoas, nos negócios, além de afetar o agro, responsável por números positivos do PIB baiano e nacional”, finaliza.2

O titular da Segov de LEM sugere também que a discussão seja ampliada e mobilize o governo baiano, todos os prefeitos e vereadores das cidades do Oeste. “Pedimos ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Infraestrutura, que interfira na situação para que esse anúncio não se concretize. Acredito que a primeira coisa que tem que se fazer é entender o real motivo da suspensão para chegarmos a uma solução”, diz.

Entenda o caso

A GOL Linhas Aéreas informou que fará modificações em diversos de seus voos de destinos regionais por todo o Brasil a partir de maio, envolvendo suspensões temporárias de certas rotas. Segundo nota da companhia, estarão suspensos a partir de 09/05 os voos de oito aeroportos, quatro atingem a Bahia. 

Além do aeroporto de Barreiras, fazem parte da lista Lençóis/Chapada Diamantina, Paulo Afonso e Teixeira de Freitas. A companhia apenas descreveu estas bases como temporariamente afetadas, sem definir datas previstas para a retomada das operações.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário