Aiba apresenta ações de governança hídrica para membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do São FranciscoBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


11 de mai. de 2023

Aiba apresenta ações de governança hídrica para membros do Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco

 

As ações de transferência de tecnologia realizadas pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (AIBA), foi destaque na reunião conjunta das Câmaras Técnicas Regionais (CCR) do Médio e Submédio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), realizada em Juazeiro-BA, durante os dias 06 e 07 de maio.

Na oportunidade, foram apresentadas pelo gerente de sustentabilidade da Aiba, Eneas Porto, as principais atividades realizadas pela Associação, no Oeste da Bahia, enfatizando a melhoria do monitoramento hídrico, dando destaque para ações realizadas em comunidades rurais no “Cinturão Verde” de Barreiras-BA, com doação de 50 kits de irrigação, além de treinamento e capacitação voltados à transferência de tecnologia e conhecimento para melhoria de manejo, boas práticas agrícolas e eficiência no uso da água.

Para Porto, a oportunidade de apresentar essas ações realizadas pelo produtor rural por meio da AIBA voltadas à governança hídrica é um marco importante para levar ao conhecimento dos membros do Comitê do São Francisco. “O produtor rural da região Oeste da Bahia tem investido em tecnologia para eficiência hídrica e monitoramento do uso dos recursos hídricos, e isso está garantindo a sustentabilidade para manutenção dos recursos hídricos”, afirma.

As ações aplicadas no povoado de Mantiqueira, em Barreiras-Ba, fazem parte da contribuição com a melhoria e eficiência do uso da água no Rio Boa Sorte, as quais foram realizadas em parceria do Instituto Aiba com a Cargill, Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Grande, Prefeitura de Barreiras por meio das secretarias de Meio Ambiente e Agricultura.

Os coordenadores da CCR-Médio, Edinaldo Campo, e da CCR-Submédio Cláudio Ademar, parabenizaram a Aiba, por meio de seu presidente, Odacil Ranzi, pelas ações e atenção com os recursos hídricos que tem repercutido em toda a região. Além dos coordenadores e membros do CBHSF, a reunião contou com a presença de prefeitos, deputados estaduais e vereadores dos municípios da região.


Fonte: Blog Bahia  / Aiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário