Estudantes conhecem o funcionamento do sistema de abastecimento de Catolândia Blog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


12 de mai. de 2023

Estudantes conhecem o funcionamento do sistema de abastecimento de Catolândia

Os estudantes da rede municipal de ensino de Catolândia, no oeste da Bahia, tiveram a oportunidade de conhecer de perto as instalações do sistema de abastecimento de água operado pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) no município. Eles participaram de uma visita guiada à estação de tratamento de água, no dia 27/04, na localidade de Mozondó, na zona rural de Catolândia. A unidade operacional produz água tratada que abastece Catolândia e Baianópolis. 

A visita foi seguida de uma palestra socioeducativa, no dia 3/05, em sala de aula, quando as informações sobre os processos do tratamento da água bruta, distribuição e controle da qualidade foram revistos. Participaram das atividades 65 estudantes do 8º e 9º ano da Escola Normal Municipal Nossa Senhora da Penha. O diretor da escola, Neurivan Souza dos Santos, explica que os estudantes estão participando de um projeto que envolve o tema água. “A palestra e a aula de campo com a visita foram fundamentais para ter o conhecimento de como a água chega em nossas torneiras, o que ajuda a ter mais confiança no serviço prestado”, afirma o diretor. 

Ao acompanhar a turma na visita guiada, a gerente local da Embasa, Deyse Carvalho, explicou as etapas do tratamento físico de uma estação convencional – floculação, coagulação, decantação e filtração – e químico – cloração e fluoretação. A palestra socioeducativa na escola foi realizada pela assistente social da Embasa, Claudirene Vieira, que também passou orientações e dicas sobre o consumo racional da água e, ao final, distribuiu cartilhas e brindes entre os participantes.  


Fonte: Blog Bahia  /  Assessoria de Comunicação da Embasa  Unidade Regional de Barreiras (UNB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário