Maio Laranja: Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Barreiras terá ampla programação no Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e AdolescentesBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


9 de mai. de 2023

Maio Laranja: Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Barreiras terá ampla programação no Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

 

Para conscientizar a sociedade sobre o tema violência sexual contra crianças e adolescentes, a Prefeitura de Barreiras através da Secretaria de Assistência Social e Trabalho preparou uma programação educativa que ressalta a importância do assunto durante o Maio Laranja. A campanha Faça Bonito contará com palestras, rodas de conversas, blitz educativa, salas de espera, estande na Festa Literária Internacional de Barreiras-FLIB, atividades interativas, oficinas socioeducativas, Seminário e a tradicional Caminhada no Dia D – 18 de maio.

Todas as ações lidam diretamente com o público-alvo, os pais e responsáveis, para que consigam auxiliar nas estratégias de proteção aos direitos das crianças e explicar o que configura o crime de abuso sexual. A programação já foi iniciada com palestras nas escolas municipais e rodas de conversas nos Centros de Referência de Assistência Social- CRAS, tratando da temática de forma lúdica. Nos dias 11, 12 e 14 de maio acontecerão as blitz educativas “Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, com panfletagem em pontos estratégicos da cidade. Nas Unidades Básicas de Saúde e Saúde da Família, as equipes de assistentes sociais estarão nos dias 22, 29 e 30, levando orientação aos pais durante a sala de espera, distribuindo ainda, panfletos com conteúdo preventivo.

A programação é evidenciada no Dia D, 18 de Maio, quando ocorrerá a Caminhada da Prevenção, convidando toda sociedade a caminhar pedindo proteção às crianças e adolescentes de todas as formas de violações de direitos, principalmente do abuso e exploração sexual. Ainda na manhã do dia 18, às crianças e adolescentes da zona rural da abrangência do CRAS VI serão recebidas com brincadeiras, dinâmicas, teatro, lanches, música e palestra lúdica.

A secretária Diciola Baqueiro na abertura da programação, convida toda população a participar das atividades evidenciando o papel de cada um no enfrentamento ao abuso e exploração sexual das crianças e adolescentes. “O combate e enfrentamento da violência, abuso e exploração sexual contra nossas crianças e adolescentes são medidas ininterruptas, porque trabalhamos todos os dias para que não aconteça, mas no mês de Maio, com a campanha Faça Bonito – Maio Laranja, buscamos conscientizar sobre a importância de preservarmos a vida e a integridade de todas as crianças e adolescentes. Nosso papel, enquanto cidadãos, é não fecharmos os olhos para todo e qualquer tipo de violência contra os mais novos, seja física, psicológica, o abandono, e principalmente as violências sexuais”, destacou a secretária.


Fonte: Blog Bahia  / Dircom, Prefeitura de Barreiras

Para finalizar toda programação, a Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Barreiras realizará no dia 31 de maio, o II Seminário debatendo o tema “A Defesa do Direito da Criança e Adolescentes sob a perspectiva do Sistema de Garantia de Direitos-SGD.

Nenhum comentário:

Postar um comentário