Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Barreiras realiza Caminhada e chama atenção para o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e AdolescentesBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


19 de mai. de 2023

Secretaria de Assistência Social e Trabalho de Barreiras realiza Caminhada e chama atenção para o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes

  

Em Barreiras, o 18 de Maio,- Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, foi lembrado com uma caminhada de alerta para a temática, promovida pela Secretaria de Assistência Social e Trabalho, com a Campanha Maio Laranja, cujo objetivo é fornecer orientações e promover o debate sobre as diversas proteções às crianças e adolescentes do município.

Com concentração na Câmara de Vereadores, a secretária Dicíola Baqueiro juntamente com a subsecretária Maritânia Gonçalves, a delegada da Delegacia da Mulher (Deam), Marília Durães, equipes que integram a rede de proteção da Secretaria de Assistência Social, estudantes da Escola Municipal Costa Borges e profissionais do Centro de Referência do Trabalhador (Cerest), percorreram as ruas do centro da cidade chamando a atenção da população para participar deste ato de prevenção a todos os tipos de violência contra as crianças e adolescentes.

Conforme o presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes (CMDCA), Anderson Barbosa, a ação da Campanha “Faça Bonito” pelas ruas da Capital do Oeste, traz um momento de reflexão que começa dentro do ambiente familiar e se estende a toda sociedade, que precisa estar atenta para os primeiros sinais que crianças e adolescentes apresentam.

“Essa é a 12ª caminhada realizada em Barreiras com o objetivo de convocar todos para proteger nossas crianças e adolescentes das violências atribuídas à elas e, hoje chamamos a atenção da sociedade. Trabalhamos essa temática do Maio Laranja ao longo de todo mês, com diversas ações que estão sendo realizadas através dos CRAS e CREAS, em demais equipamentos e entidades que compõem nossa rede de proteção”, ressaltou.

Durante a caminhada, a secretária destacou que o 18 de Maio foi instituído pela Lei Federal nº 9.970/2000, como forma de conscientizar a sociedade sobre a importância de proteger e garantir os direitos das crianças e adolescentes. O Disque 100 é um canal de denúncia nacional, que pode ser acionado de forma gratuita e anônima para relatar situações de abuso e exploração sexual infantil, bem como, maus-tratos às pessoas idosas e com deficiência.

“Esse é um momento de reflexão e chamamos a atenção de toda sociedade para essa temática que causa transtornos terríveis na vida de crianças e adolescentes. Precisamos estar atentos, porque muitas vezes os sinais são silenciosos, e hoje realizamos essa atividade nas ruas de Barreiras mostrando que o problema existe, é grave, e a sociedade precisa também ter esse cuidado com as crianças e adolescentes. A nossa Campanha Maio Laranja segue até o fim deste mês fornecendo orientações e promovendo debates sobre a proteção às crianças e adolescentes contra o abuso e exploração sexual”, destaca Dicíola.

No final da Caminhada foi realizado um momento cultural e interativo no Centro Cultural Rivelino Silva de Carvalho, com a participação dos estudantes da Escola Municipal Juarez de Souza e profissionais da rede. Na oportunidade, houve um breve bate-papo sobre a importância da proteção e apresentação de dois documentários, orientando como se proteger e denunciar casos suspeitos.


Fonte: Blog Bahia  / Dircom, Prefeitura de Barreiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário