Secretaria de Saúde celebra Dia Mundial de Higienização das Mãos com ações nas Unidades e Hospitais, em BarreirasBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


6 de mai. de 2023

Secretaria de Saúde celebra Dia Mundial de Higienização das Mãos com ações nas Unidades e Hospitais, em Barreiras

 

A higienização das mãos ganhou bastante atenção da população mundial com a pandemia do novo coronavírus. Essa atitude considerada básica de higiene sempre foi muito incentivada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), desde 2007, que instituiu o dia 5 de maio como o Dia Mundial de Higienização das Mãos. Este ano no contexto da campanha mundial “Salve Vidas: Higienize Suas Mãos”, a Prefeitura de Barreiras através da Secretaria de Saúde, por meio da Coordenação de Segurança e Saúde do Trabalhador e Apoiadores, celebra a data fazendo alusão à importância do ato no dia a dia.

A equipe da Coordenação de Segurança e Saúde do Trabalhador e Apoiadores estão visitando nesta sexta-feira (5), as Unidades de Saúde, Hospital da Mulher, UPA 24h Clarice Borges e Hospital Municipal Eurico Dutra realizando rodas de conversas, dinâmica de lavagem das mãos com tinta seguido de perguntas e respostas, de mito ou verdade, com o objetivo de estimular todos os colaboradores e profissionais de saúde para a prática de lavar as mãos como medida essencial para a prevenção e controle das infecções relacionadas à assistência de saúde.

A enfermeira do trabalho, Kádya Carlos acompanhada da engenheira do trabalho, Laíse Bastos e as profissionais da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, Mayra Serpa da UPA 24h e, Rayanne Karonth do Hospital da Mulher, estão à frente das atividades.

“Com a disseminação do Covid-19, a importância da higienização das mãos é uma das recomendações mais repetidas, até porque as mãos são responsáveis por boa parte dos casos de problemas de saúde, como diarreia, resfriado, gripes, lesões na pele e vírus da Covid-19. O hábito de higienizar corretamente as mãos é uma das ações mais eficazes para reduzir a propagação desses patógenos e prevenir infecções”, diz a enfermeira Kádya.

Correta Higienização- De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a higienização correta das mãos deve ser feita da seguinte maneira:

– Molhe as mãos com água

– Aplique na palma da mão quantidade suficiente de sabonete líquido para cobrir todas as superfícies das mãos

– Friccione as palmas das mãos entre si

– Friccione a palma direita contra o dorso da mão esquerda entrelaçando os dedos e vice-versa

– Entrelace os dedos e friccione os espaços interdigitais

– Friccione o dorso dos dedos de uma mão com a palma da mão oposta, segurando os dedos, com movimento de vai e vem e vice-versa

– Friccione o polegar esquerdo, com o auxílio da palma da mão direita, utilizando-se de movimento circular e vice-versa

– Friccione as polpas digitais e unhas da mão direita contra a palma da mão esquerda, fazendo movimento circular e vice-versa

– Enxágue bem as mãos com água

– Seque as mãos com papel toalha descartáveis

– No caso de torneiras com contato manual para fechamento, sempre utilize papel toalha e o mesmo processo deve ser feito com o uso de preparações alcoólicas, mas sem o enxágue e secamento das mãos.



Fonte: Blog Bahia  / Dircom, Prefeitura de Barreiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário