Agricultura digital está presente na Bahia Farm Show 2023Blog Bahia - O Portal de Notícias do Oeste Baiano


10/06/2023

Agricultura digital está presente na Bahia Farm Show 2023

 

Em meio às máquinas agrícolas, empresas expõem o que há de mais moderno em dispositivos tecnológicos que automatizam o ciclo de produção.

Na Bahia Farm Show, que ocorre em Luís Eduardo Magalhães até sábado (10) a agricultura digital está presente em equipamentos de monitoramento da lavoura em tempo real, na automação de equipamentos com o controle, de forma remota, do maquinário, e para calcular a quantidade de água exata que deve ser utilizada para irrigar sem desperdiçar os recursos naturais. Quem visitar a maior feira agrícola do Norte e Nordeste vai encontrar todas estas tecnologias nos estandes na área externa ou dentro de um dos pavilhões cobertos que abriga parte destes equipamentos.

Uma das empresas expositoras, a Jacto oferece uma área focada na agricultura digital a exemplo de um veículo autônomo de pulverização de defensivos, que permite um escaneamento da planta para aplicação inteligente a depender do porte da planta, para maior economia de produtos. Marcos Gozzi, especialista em agricultura de precisão da Jacto, explica que a empresa está expondo um conjunto de implementos que coletam, armazenam, analisam e compartilham dados online na agricultura.

Outro exemplo do digital no campo é a empresa Tecnosul, que trouxe para a feira um drone com tecnologia de transmissão de dados. “É possível receber e enviar dados obtidos no campo e repassados apenas para o piloto por meio de controle remoto, o que torna mais rápidas e seguras as operações. Por ter um tamanho grande, também é possível transportar líquidos, granulados e até objetos sólidos”, explica o engenheiro elétrico e consultor da empresa, Wanderley Bernardini.

Com a conectividade e a “Internet das Coisas”, tudo acaba se interligando, seja monitoramento de áreas, alertas sobre paradas de máquinas, clima, rotação e velocidade das operações. O vendedor Clayton Gewehr, da empresa Agral, explica que os produtos expostos pela empresa na Bahia Farm ajudam o agricultor a reduzir custos com os sistemas de pulverização eletrostática. “Nossos pulverizadores de sulco AGPulver possuem a habilidade de monitorar a atividade agrícola evitando desperdícios de insumos, produtos, proporcionando o uso correto da área de cultivo”.


Fonte: Blog Bahia  / Ascom da Bahia Farm Show

Nenhum comentário:

Postar um comentário