Censo 2022: Barreiras entre as Top 10 da BahiaBlog Bahia - O Portal de Notícias do Oeste Baiano


30/06/2023

Censo 2022: Barreiras entre as Top 10 da Bahia

 

Barreiras continua crescendo e seguindo em frente, Censo do IBGE apontou aumento da população em mais de 16%, comparado com o de 2010

Divulgado nesta quarta-feira (28), o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022, apontou Barreiras entre as 10 maiores cidades da Bahia. Pelo resultado, a população da Capital do Oeste é de 159.743 pessoas, um aumento de 16,24% em relação ao Censo Demográfico de 2010, quando a população era de 137.427 habitantes. Os números colocam Barreiras ainda na 37ª colocação na região Nordeste e  185ª entre as cidades no Brasil.

A pesquisa do IBGE também aponta que Barreiras tem uma densidade demográfica de 19,84 habitantes por km² e uma média de 2,93 moradores por residência. “Em 2022, Barreiras entrou no ranking das 10 maiores cidades da Bahia. Esses resultados foram construídos a partir de muito esforço das equipes censitárias e apoio das instituições locais, como a Prefeitura de Barreiras, que cedeu toda estrutura para que fosse possível realizar o Censo”, explica a coordenadora de Área do Censo Demográfico de Barreiras, Everly Francieli Oldoni.

Na avaliação de Oldoni, o resultado se traduz no retrato fiel do município em 2022 e indica a tendência de acréscimo da população nas cidades do interior, que são polos de oferta de serviços públicos e infraestrutura para os moradores. Esta melhoria de Barreiras em setores estratégicos, também foi apontada pelo prefeito Zito Barbosa como fundamental para o aumento da população. “O resultado mostra a força do desenvolvimento de Barreiras ao continuar crescendo e se posicionando entre os principais municípios baianos. Isso demonstra que a Capital do Oeste oferece a cada dia, melhores condições para atrair e receber pessoas, investidores e gerar novas frentes de trabalho e desenvolvimento”, destaca o prefeito.

Sobre o Censo – O Censo Demográfico é uma pesquisa realizada pelo IBGE a cada dez anos, em todo o país. Trata-se de uma ampla coleta de dados sobre a população brasileira e permite traçar um perfil socioeconômico do país. Além de fazer o mapeamento do número da população, o Censo oferece dados relativos às características dos brasileiros, como idade, sexo, cor ou raça, religião, escolaridade, renda, saneamento básico dos domicílios, entre outras informações. A última edição do foi em 2010 e deveria ter ocorrido novamente em 2020, porém, devido à pandemia da Covid-19, foi adiada para 2022.


Fonte: Blog Bahia  / Dircom, Prefeitura de Barreiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário