População está indignada e pede esclarecimento urgente da Prefeitura de São Desidério.
Após a alegria da realização do tradicional São João do Sítio, a população ribeirinha do Rio Grande, afluente do São Francisco, distrito a 17km do município de São Desidério no Oeste da Bahia, se assustaram ao perceber o escurecimento total do Rio.
De acordo com moradores locais, e por meio das imagens, é possível perceber que algo atípico está ocorrendo no leito do Rio, levando o seu escurecimento total em um tom de cinza esverdeado.
Por ser uma região caracterizada pelo forte agronegócio e instalações de mineradoras, a população teme que o principal patrimônio natural do município de São Desidério tenha sido contaminado por algum produto proveniente dessas áreas da agroindústria.
A população cobra aos órgãos responsáveis pela fiscalização do Rio, e principalmente da prefeitura municipal, uma análise e pronunciamento efetivo, de forma a garantir a ordem local e a manutenção sustentável do espaço.
"Nossa família vive desse Rio, todos nós estamos aterrorizados com o que está acontecendo aqui, uma coisa jamais vista aqui no sitio. Os animais, e as nossas famílias precisamos da preservação desse lugar, e de uma informação urgente do que está acontecendo, pelo amor de Deus." Disse uma moradora local.
Em visita ao local, e possível perceber que as tradicionais e conhecidas "piabinhas do Sitio" desapareceram, e aparentemente morreram com o fenômeno ocorrido. Até o fechamento dessa matéria, não recebemos nenhum pronunciamento oficial dos órgãos competentes.
Fonte: Blog Bahia / Blog do Sigi Vilares e Cebolinha Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário