Agosto Lilás: Secretaria de Assistência Social e OAB Barreiras promovem roda de conversa no Centro POP sobre violência contra mulherBlog Bahia - O Portal de Notícias do Oeste Baiano


22/08/2023

Agosto Lilás: Secretaria de Assistência Social e OAB Barreiras promovem roda de conversa no Centro POP sobre violência contra mulher

 

Buscando integrar toda a população no combate a violência contra à mulher e reforçando a campanha do Agosto Lilás, a Secretaria de Assistência Social e Trabalho por meio do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) em parceria com a Comissão de Proteção aos Direitos da Mulher da OAB Subseção Barreiras, realizou nesta segunda-feira, 21, uma roda de conversa com os demandatários do Centro de Referência para a População em Situação de Rua (Centro Pop).

Dentro da programação do Agosto Lilás, a ação socioeducativa dialogou com os homens em situação de rua sobre a campanha de enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher. Estimulando o debate e conscientização, a secretária de Assistência Social, Dicíola Baqueiro e o coordenador do Centro Pop, Adriano Luz, receberam a advogada e membro da Comissão da OAB Barreiras, Dra. Pollyceia Oliveira, a advogada do CRAM, Dra. Dariane Muniz e equipes técnicas.

O coordenador do Centro Pop agradeceu a presença destacando que as ações têm o intuito de conscientizar e informar, não só as mulheres, mas todas as diversidades de públicos. “Esse momento de integração e informação é muito importante, porque temos muitas mulheres em situação de rua e que vivenciam essa realidade. Estamos aqui para auxiliar e promover políticas públicas que alcancem a todas mulheres, então, conscientizar os homens é o primeiro passo”, disse Adriano Luz.

A advogada e membro da Comissão da OAB Barreiras, Dra. Pollyceia Oliveira, abordou assuntos relacionados aos direitos, medidas protetivas, as formas de violência, tirou dúvidas e explicou sobre a rede de proteção judicial feminina. A equipe técnica do CRAM e a advogada Dra. Dariane também explicaram sobre o acompanhamento dentro dos equipamentos socioassistenciais às mulheres que sofrem violência, evidenciando principalmente o CRAM, que busca proteger os direitos das vítimas.

Destacando as diversas ações que acontecem simultaneamente no mês de agosto em toda rede socioassistencial, com palestras, rodas de conversa, abordagem social e educativa, a secretária de Assistência Social salientou que o objetivo é dar visibilidade e ampliar os conhecimentos sobre os dispositivos legais existentes.

“A programação deste ano foi planejada com todo cuidado para atender as mulheres que sofrem ou sofreram violência, levando palestras, informações da rede de proteção, onde procurar seus direitos e além disso, esclarecer sobre as diversas formas de violência doméstica e a necessidade da equidade de gênero. Essas atividades acontecem em todos os equipamentos de Assistência Social, envolvendo toda população assistida nessa luta, informando os mecanismos de denúncias, serviços especializados e principalmente o acolhimento dessas mulheres. Estamos aqui para ajudar as pessoas, buscando de forma coletiva a conscientização de uma sociedade mais justa e igualitária”, destacou Dicíola Baqueiro.


Fonte: Blog Bahia  / DIRCOM, Prefeitura de Barreiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário