Barreiras: SSP lança Operação Florestal Bahia 2023 e inaugura Base para abrigar especialistas em combate às chamasBlog Bahia - O Portal de Notícias do Oeste Baiano


24/08/2023

Barreiras: SSP lança Operação Florestal Bahia 2023 e inaugura Base para abrigar especialistas em combate às chamas

 

Base Florestal funciona na sede do 17º BBM, no município de Barreiras, na região Oeste do estado.

No dia do lançamento da Operação Florestal, que dá início às ações especializadas de prevenção e combate às chamas em todo o estado, o Corpo de Bombeiros também inaugurou na manhã desta quarta-feira (23), a Base Florestal do Oeste.

O espaço abrigará profissionais enviados à região para o combate aos incêndios comuns nessa época do ano, devido ao período seco.

“A Operação Florestal entrou para o calendário da Segurança Pública. O Oeste é uma das regiões mais castigadas com o período seco, aumentando a incidência de incêndios na vegetação, ameaçando o bioma local, além de gerar diversos outros riscos à população”, explicou o secretário da SSP, Marcelo Werner.

Acrescentou também que outras três Bases funcionarão nas cidades de Lençóis, Juazeiro e Vitória da Conquista.

BASE FLORESTAL

O local oferece estrutura completa aos bombeiros militares que vão fortalecer o combate aos incêndios que atingem o Oeste da Bahia, reforçando o gerenciamento das ocorrências de queimadas na região.

Além do secretário Marcelo Werner, o secretário do Meio Ambiente, Eduardo Sodré, e o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar, coronel Adson Marchesini, recepcionaram os especialistas enviados de várias unidades do estado para reforçar as ações na região.

A Base Florestal Oeste funciona no 17° BBM e conta com áreas de convivência, alojamentos, lavanderia e roupário. Na unidade foram investidos R$ 284 mil, provenientes do Fundo Estadual do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (Funebom).

A unidade garante mais qualidade e conforto para os servidores de diversas unidades do CBM empregadas na operação.

A operação

Cidades do Oeste, da Chapada Diamantina, do Norte e do Sudoeste que sofrem com as queimadas – típicas desta época do ano por conta da baixa umidade e dos longos períodos de estiagem – e com os efeitos do ‘El Niño’, fenômeno climático que, em 2023, tem a possibilidade de ultrapassar recordes de temperatura, receberão apoio de 230 bombeiros. O grupo atuará por tempo indeterminado, a depender da demanda.

A ação tem como principal objetivo combater os incêndios e prevenir sinistros em áreas de vegetação típicas da região, garantindo não só a preservação da natureza, mas a segurança da população. Estratégias foram montadas com o intuito de contribuir para a redução das ocorrências, com o efetivo especializado.

Materiais como sopradores, mochilas costais, abafadores, motosserras e equipamentos de proteção individual (EPIs), também adquiridos para a operação através do Funebom, serão utilizados pelos bombeiros. Aeronaves da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) ajudarão no trabalho de combate ao fogo.

Conforme o comandante do 17º Batalhão de Bombeiros Militar (BBM/Barreiras), tenente-coronel Leonardo Araújo Cedraz, informações sobre o alastramento do fogo devem ser repassadas para o CBM com urgência.

“Além do número 193, que leva as informações diretamente para o Centro Integrado de Comunicações (Cicom) para as equipes da região, a população poderá entrar em contato com o número da Base Florestal. Ele ficará à disposição para atender às demandas referentes as queimadas”, detalhou, lembrando do contato (75) 9 9832-8747.


 Fonte: Blog Bahia  / SSPBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário