Comando de Policiamento Meio Oeste ganha sede em Bom Jesus da Lapa no dia da tradicional romaria da cidadeBlog Bahia - O Portal de Notícias do Oeste Baiano


08/08/2023

Comando de Policiamento Meio Oeste ganha sede em Bom Jesus da Lapa no dia da tradicional romaria da cidade

 

Seis viaturas, entre elas três semiblindadas, foram entregues neste domingo (6).

Quarenta e quatro cidades baianas passam a contar com o policiamento ostensivo promovido pelo Comando de Policiamento Regional (CPR) Meio Oeste, recém criado pelo Governo do Estado. A nova sede da unidade, em Bom Jesus da Lapa, foi entregue neste domingo (6), pelo governador Jerônimo Rodrigues.

O secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, e o comandante-geral da PM, coronel Paulo Coutinho, participaram da inauguração, que marcou ainda a entrega de seis viaturas – três delas semiblindadas – que serão utilizadas pelas Rondas Especiais (Rondesp) Meio Oeste, também recém criada.

“Sem dúvidas ter esse novo comando na gestão do policiamento ostensivo representa muito, não só para Bom Jesus da Lapa. Significa mais recursos e pessoal disponíveis para a região, aumentando o trabalho preventivo. Antes essas cidades integravam o CPR Oeste, que passa a direcionar os esforços para uma quantidade menor de municípios, otimizando o tempo resposta à população”, destacou o secretário da SSP.

CPR-Meio Oeste

Comandado pelo coronel Arthur Mascarenhas Fernandes, o CPR-MO compreende os municípios pertencentes aos territórios de identidade do Velho Chico, da Bacia do Paramirim e Chapada Diamantina, com uma extensão territorial de cerca de 600 quilômetros entre de Bom Jesus da Lapa e Irecê. 

A unidade conta com a estrutura administrativa, salas de comando e subcomandante, Núcleo de Gestão Administrativo e Financeiro (Nugaf), Coordenação de Planejamento Operacional (CPO), recursos humanos, corregedoria, coordenação de Inteligência, almoxarifado e transporte.

Além da Rondesp Meio Oeste, o 7º Batalhão da Polícia Militar (BPM/Irecê) e as 4ª, 28ª e 38ª Companhias Independentes da Polícia Militar (CIPMs/Macaúbas, Bom Jesus da Lapa e Ibotirama) são as unidades operacionais que passam a responder ao novo comando, criado através da Lei Estadual 14.567, de 16 de maio de 2023.

Parte do Plano de Reestruturação da Segurança Pública, a unidade tem como principal prioridade o combate ao crime organizado. 

Outras unidades da Secretaria da Segurança Pública, que também fazem parte do projeto, estão prestes a serem lançadas, como os Comandos Regionais no Recôncavo e Nordeste, e dois para o CBM no Oeste e Sul do Estado.


 Fonte: Blog Bahia  / SECOM BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário