Embasa conclui etapa de notificação para uso da rede de esgotamento sanitário na BarreirinhasBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


23 de set. de 2023

Embasa conclui etapa de notificação para uso da rede de esgotamento sanitário na Barreirinhas

 

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) concluiu a etapa de notificação dos imóveis do bairro Barreirinhas para que os moradores interliguem os seus imóveis ao sistema de esgotamento sanitário de Barreiras, no oeste da Bahia. O trabalho foi executado pelos mobilizadores sociais que percorreram, de porta em porta, para dar ciência à população da existência da rede pública de esgotamento sanitário em operação e da obrigatoriedade, de acordo com a legislação vigente, de destinar esgotos domésticos nessa rede. A obra de esgotamento sanitário concluída no bairro vai permitir que 2.253 domicílios sejam atendidos com coleta e tratamento de esgoto doméstico.   

A gerente da Embasa em Barreiras, Catherine Franca, explica que, além da notificação, os mobilizadores tiveram o papel de orientar e tirar as dúvidas dos moradores para o uso da rede. “Aqueles imóveis que tiverem uma caixinha instalada no passeio, conhecida como caixa de inspeção, devem buscar nesse período se adequar, ao revisar as instalações dos imóveis, passando a destinar os esgotos domésticos para a rede pública, ao invés da fossa ou mesmo de rede de drenagem, como é o caso de muitos imóveis do bairro. Lembrando que a destinação incorreta do esgoto é infração ambiental e passível de multa. Deve ser escoada pela rede de esgoto a água servida da cozinha, banheiros e lavanderia. A água de chuva não deve ser direcionada para a rede de esgoto”, reforça. Outra recomendação é a instalação da caixa de gordura, após a rede da cozinha, para evitar que restos de comida e óleo de cozinha usado entupam as tubulações.    

Com a operação do sistema de esgotamento sanitário na Barreirinhas, cerca de 9 mil moradores deverão ser diretamente beneficiados com a cobertura do sistema de esgotamento sanitário. “Com o uso gradual da rede pela população, teremos em pouco tempo a redução do esgoto que é jogado na rua e a consequente valorização dos imóveis e do comércio local. A rede coletora de esgoto já está devidamente testada e em funcionamento. Agora é o momento de a população utilizá-la, ligando o esgoto do seu imóvel e desativando fossas ou lançamentos indevidos na rede de drenagem de chuva”, reforça o gerente da área de esgotamento sanitário da Embasa, Vagner Pereira. Com o sistema de esgotamento em operação no bairro Barreirinhas, a cobertura da rede de esgotamento atinge 85% da sede do município de Barreiras.


Fonte: Blog Bahia  / Ascom Embasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário