LEM: Pacientes têm deixado de buscar resultados de exames e comparecer à consultas sem aviso prévioBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


21 de set. de 2023

LEM: Pacientes têm deixado de buscar resultados de exames e comparecer à consultas sem aviso prévio

 Imagem 1

Média é de 40% do total e já afeta quem aguarda um agendamento 

Um problema sério tem preocupado a Secretaria Municipal de Saúde de Luís Eduardo Magalhães e dificultado o atendimento para quem mais precisa. De acordo com o setor de regulação da pasta, "a média de pacientes avisados e que não buscam o agendamento é de 40%, de todos os procedimentos e consultas". 

Entre os exames mais esquecidos, estão os laboratoriais e de ultrassonografia."O prejuízo é principalmente para aqueles pacientes que estão na fila aguardando, e que realmente estão preocupados e necessitam do exame, enquanto esses, que esquecem 'tomam a vaga'", ressaltou a gerente de Regulação do município, Lívia Martins. 

Livia chamou a atenção ainda para os procedimentos de alto custo. "Muitos pacientes realizam exames de alto custo na Policlinica Regional e não vêm pegar o resultado. Os exames ficam aqui na central por seis, sete meses", lamentou. 

A orientação 

A Secretaria Municipal de Saúde orienta aos pacientes, que em caso de não comparecimento, que a unidade de saúde seja avisada com antecedência, para que outra pessoa seja encaixada na vaga. A equipe da Secretaria de Saúde se encontra a disposição da comunidade para sanar eventuais dúvidas.



Fonte: Blog Bahia  / SECOM, Prefeitura de Luís Eduardo MagalhãeS

Nenhum comentário:

Postar um comentário