Nasce bezerra com duas cabeças em propriedade rural no Oeste da Bahia: Um exemplo raro de PolicefaliaBlog Bahia - O Portal de Notícias do Oeste Baiano


02/09/2023

Nasce bezerra com duas cabeças em propriedade rural no Oeste da Bahia: Um exemplo raro de Policefalia

 

Nasceu nessa sexta-feira (01/09), na comunidade de Vaquetal, a apenas 8 km da pequena cidade de Cotegipe, no Oeste da Bahia, uma bezerra com duas cabeças. A propriedade onde o fenômeno ocorreu pertence a Osvaldo Nascimento, mais conhecido como Negão.

Segundo relatos de Osvaldo, a bezerra, que é fêmea, tem dificuldades em se manter de pé devido ao peso das duas cabeças. “É assim, ela é fêmea, é ‘feminha’, mas tem as duas cabeças. Aí eu fui, até que na vaca não tem como mamar, porque ela não fica em pé por causa das duas cabeças”, diz o proprietário. Ele continuou, “o que aconteceu? Eu vim aqui, esquentei o leite, levei, as duas cabeças mamam, você tira a mamadeira de uma boca, bota na outra e mama, todos as duas mamam”.

O fenômeno é um exemplo da condição conhecida como “policefalia”, uma forma de malformação congênita causada por erros no desenvolvimento embrionário. Embora possa ocorrer em diversas espécies, incluindo humanos, é mais comumente observada em animais domésticos como bezerros, porcos e cordeiros.

As causas exatas da policef alia ainda são um mistério médico, mas fatores genéticos e ambientais são apontados como possíveis contribuintes. “Pode ocorrer devido a uma falha na divisão do embrião em um estágio muito inicial de desenvolvimento, ou como resultado de fatores ambientais como a exposição a produtos químicos, drogas ou infecções durante a gravidez”, explicam especialistas. A consanguinidade dentro de uma população também pode aumentar a probabilidade da condição.

Em termos de viabilidade e saúde, animais com policefalia enfrentam sérios desafios. Eles geralmente necessitam de cuidados veterinários especializados e podem sofrer com problemas relacionados a sistemas corporais compartilhados, como circulatório e respiratório.

O nascimento de animais com tais malformações congênitas é raro e geralmente objeto de investigação científica para entender melhor as causas subjacentes e possíveis tratamentos para essas condições.

Osvaldo e sua família estão fazendo o melhor possível para cuidar da bezerra, mas são conscientes dos desafios que estão pela frente. Enquanto a comunidade local observa com curiosidade e surpresa, o caso também atrai a atenção da comunidade científica, na esperança de que possa lançar luz sobre esta condição rara e misteriosa.



Fonte: Blog Bahia  /  Fala Barreiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário