OILEM: estudante com deficiência visual entra para a história da competiçãoBlog Bahia - O Portal de Notícias do Oeste Baiano


27/09/2023

OILEM: estudante com deficiência visual entra para a história da competição

 

Kiara Cristina, de 11 anos, ficou  na 17° colocação entre mais de 60 participantes

A primeira semana da OILEM (Olimpíadas Intercolegiais de Luís Eduardo Magalhães), foi marcada pela inclusão. Kiara Cristina Pereira, de 11 anos, da Escola Municipal José Cardoso de Lima participou da competição de Xadrez. Ela, que tem deficiência visual, conquistou a 17° colocação, entre mais de 60 garotas.

"Essa foi a primeira vez que participei de uma competição com material adaptado e me sinto muito feliz", comemorou Kiara. Ela ainda deixou uma mensagem de incentivo para quem assim como ela deseja ingressar no esporte. "Continue tentando, porque uma hora você vai conseguir", disse.

O professor de Educação Física de Kiara, Kássio Defensor, contou que a menina quando chegou na escola já tinha uma boa noção do xadrez. "O que nós fizemos foi buscar um tabuleiro adaptado para desenvolver ainda mais as suas habilidades", disse.

A preparação para a OILEM foi intensa. Sempre às sextas-feiras, durante as aulas de educação física, era reservado um momento para o treinamento de Kiara. E a estudante superou as expectativas, venceu quatro das seis disputas durante a OILEM. "É um conglomerado de ações de todos que culminou com a presença dela entrando para a história da OILEM", ressaltou o professor.


Fonte: Blog Bahia  / SECOM, Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães

Nenhum comentário:

Postar um comentário