Setembro Amarelo: Idade Viva de Barreiras promove atividades de prevenção ao suicídio e distúrbios psicológicos em idososBlog Bahia - O Portal de Notícias do Oeste Baiano


28/09/2023

Setembro Amarelo: Idade Viva de Barreiras promove atividades de prevenção ao suicídio e distúrbios psicológicos em idosos

O mês de setembro nos equipamentos de saúde foi totalmente voltado para discutir a prevenção ao suicídio com a campanha Setembro Amarelo. Nessa última semana do mês, a Secretaria de Saúde de Barreiras através do programa Idade Viva lançou uma série de atividades com os idosos, integrando atendimento psicológico, palestras e dinâmicas para reforçar o amor e cuidados essenciais no auxílio à saúde mental da terceira idade.

O psicólogo Igor Alexandre Oliveira preparou um cronograma especial com palestras motivacionais dentro do tema “Valorização à Vida”, para os integrantes do programa, trabalhando o processo de envelhecimento, o bem-estar físico e emocional dos idosos. Ele explica que no Brasil, cerca de 15% da população é formada por idosos e nesse momento é fundamental levantar o debate acerca da saúde mental, devido aos transtornos depressivos, ansiedade e demência.

“Segundo pesquisas temos dados que 13% da população idosa nos últimos anos têm sido afetadas por quadros depressivos ou sofre com algum tipo de problema psicológico. E durante o mês de setembro, percebemos durante a escuta qualificada dos idosos do Idade Viva, que eles reclamam muito do abandono familiar, dores crônicas e alta incidência de transtornos mentais como depressão, ansiedade e outros. Essa é mais uma oportunidade de buscar alternativas para ajudá-los a superar”, disse o psicólogo.

Nesta manhã de quinta-feira, 28, a sorridente Gildelia da Cruz, de 65 anos, participou da programação e elogiou a iniciativa. “Hoje participei de palestra e dinâmica com o psicólogo, ouvimos direcionamentos para aprender lidar com os sentimentos, como a solidão e evitar a depressão. Participar do Idade Viva nos ajuda bastante a viver com mais alegria”, disse. Já dona Neusa Rosa falou sobre os ensinamentos, reforçando a autoestima. “Só de conviver com minhas amigas e amigos do Idade Viva, isso já nos fortalece, mas vou sair daqui bem mais leve, coloquei para fora vários pesos emocionais e levarei essa mensagem para toda minha família”, garantiu a idosa.

A coordenadora do Idade Viva, Ryane Vaz, explica que até a sexta-feira,29, mais de 250 idosos participam das atividades, e que uma das dinâmicas que mais chamou atenção foi a da caixinha “jogue fora sua angústia”. “Iniciamos na segunda-feira e finalizamos nesta sexta-feira com o sentimento de gratidão, por compartilhar tantos momentos agradáveis e emocionantes com nossos integrantes. Agradecemos o trabalho do psicólogo Igor Alexandre, que preparou as dinâmicas e palestras relacionadas à valorização à vida e que ajudam a preservar a saúde mental na terceira idade, aos nossos idosos que participaram ativamente e toda nossa equipe, que abraçou o Setembro Amarelo. Outro momento marcante foi a caixinha intitulada ‘jogue fora sua angústia’, onde eles escreveram e colocaram ali na caixa seu maior sentimento negativo. Assim, fechamos nossas atividades nos colocando à disposição com todo apoio e acolhimento aos idosos”, relatou a coordenadora Ryane Vaz.

Programação: Nesta sexta-feira, 29, encerram as atividades do Setembro Amarelo no Idade Viva, com a presença do psicólogo Igor Alexandre e a colaboração da psicóloga Mayra Ferreira, reunindo os integrantes e equipe multiprofissional.



Fonte: Blog Bahia  / DIRCOM, Prefeitura de Barreiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário