Barreiras: Secretaria Municipal de Saúde realiza dia “D” da Campanha de MultivacinaçãoBlog Bahia - O Portal de Notícias do Oeste Baiano


09/10/2023

Barreiras: Secretaria Municipal de Saúde realiza dia “D” da Campanha de Multivacinação

 

Com o tema “De Olho na Caderneta 2023”, a Secretaria de Saúde de Barreiras, deu início neste sábado (7), à Campanha de Multivacinação, destinada à verificação do esquema vacinal e atualização da caderneta de crianças e adolescentes até 15 anos de idade. Conduzido pela Coordenação do Programa de Imunização (Copim), o dia “D” de mobilização contou com a presença das equipes nos diversos postos de saúde, prontas para atender à população, quando os pais puderam levar os filhos pela manhã ou à tarde.

O objetivo da Secretaria de Saúde é alcançar o maior número possível de crianças e adolescentes, levando em consideração a importância das vacinas. A engenheira agrônoma, Silvia Dayube, mãe da Marina, de 1 ano e 12 meses, atendeu ao chamado e atualizou a caderneta da filha com mais três vacinas: tríplice viral – para a proteção à caxumba, rubéola e sarampo; a Pneumo 10, para o aumento da imunidade contra doenças pulmonares; e a terceira, que garante à Marina a proteção contra a meningite.

“É um trabalho fundamental, principalmente para quem tem uma rotina bem corrida, de segunda à sexta, e não consegue tirar um tempo às vezes, para vir trazer a neném para vacinar. Como a gente já tem uma opção no sábado, no dia D de vacinação, foi uma oportunidade perfeita para atualizar o cartão dela, e, com certeza, a gente sai muito mais tranquila, a vacina é muito importante para proteger nossas crianças”, conta Silvia.

A campanha segue até o dia 2


1 de outubro em todas as unidades. “Esse trabalho tem o objetivo de garantir a prevenção para todo o nosso público que agora são crianças e adolescentes. Queremos ressaltar, estimular, divulgar, fazer com que  a sociedade e os pais, principalmente, levem seus filhos aos postos de saúde para atualizar o cartão de vacina. Nesse dia “D”, além de atualizar a caderneta, é uma oportunidade também de chamar a atenção sobre o quanto a vacina é importante. Mesmo tendo observado que passamos por uma pandemia, um momento tão difícil onde foi a vacina que salvou, ainda temos muita dificuldade, tem pais que recusam a vacinação dos seus filhos. Então, por isso, que se realiza o dia “D”. A multivacinação é pensada porque a gente já atualiza o cartão como um todo”, afirma a secretária de Saúde, Jamile Rodrigues, que junto com a coordenadora da Copim, Charlei Jenne, acompanhou o dia de vacinação.

Horário estendido:  A Unidade Básica de Saúde Emilly Raquel, nesta segunda-feira (9) até a quarta-feira (11), e na próxima semana de segunda-feira (16) a sexta-feira (20), vai funcionar também no horário de 19h às 21h30 para verificação vacinal e atualização de cadernetas.


Fonte: Blog Bahia  / DIRCOM, Prefeitura de Barreiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário