Embasa promove melhorias no sistema de abastecimento de CotegipeBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


29 de dez. de 2023

Embasa promove melhorias no sistema de abastecimento de Cotegipe

 

Para garantir maior segurança operacional ao sistema de abastecimento de Cotegipe, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) executou, ao longo deste mês de dezembro, a substituição de 200 metros da adutora na saída da estação de bombeamento e a relocação de 200 metros de tubulação para um nível mais alto no solo, em trecho após a estação de tratamento de água do distrito de Jupaguá, às margens do rio Grande. Essas intervenções vão possibilitar maior segurança na operação do sistema, o que possibilita uma redução dos rompimentos e maior facilidade de realizar reparos nas tubulações.

O gerente do escritório local de Cotegipe, Ronaldo Souza, explica que, por causa da lagoa formada pela vazante do rio Grande, o terreno torna-se instável, por isso a necessidade desses serviços. “Pouco depois de executadas as intervenções, já percebemos os resultados. Os rompimentos que ocorriam com frequência, por causa da alta pressão na rede, não ocorrem mais. Isso evita interrupções do abastecimento, beneficiando diretamente a população atendida pelo sistema de Cotegipe".

A nova rede foi entroncada no sistema nos dias 16 e 17 de dezembro, quando foi necessária a interrupção programada do sistema de abastecimento em Cotegipe. Os serviços foram concluídos no prazo planejado e a população voltou a ser atendida, como previsto, no final da tarde do dia 17. Para a água chegar na torneira de quem mora no município, a empresa opera um sistema integrado, com uma infraestrutura que abrange a captação, estação de tratamento, quatro estações de bombeamento e dois reservatórios elevados, sendo um de 50m³ em Jupaguá e o outro de 150m³ na sede, beneficiando cerca de 4 mil imóveis.



Fonte: Blog Bahia  / Ascom Embasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário