A Guarda Civil Municipal de LEM emite balanço das atividades desenvolvidas na última semanaBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


25 de jan. de 2024

A Guarda Civil Municipal de LEM emite balanço das atividades desenvolvidas na última semana

GCMLEM2024-01-24-s-17-58-07-78eb0248

gcmlem-2024-01-24-s-17-58-07-4b7a47cb

A Secretaria de Segurança e Trânsito, por meio da Guarda Civil Municipal de Luís Eduardo Magalhães, informa os principais atendimentos prestados à comunidade Luiseduardense na última semana, entre os dias 14 a 22 de janeiro de 2023.

Perturbação do sossego

Diversas perturbações do sossego foram atendidas pela GCM durante a semana.

Cerca de 16 (dezesseis) ocorrências de perturbação do sossego e 2 (duas) apreensões de som foram registradas entre os dias 14 a 22 de janeiro em diversos bairros da cidade de Luís Eduardo Magalhães, havendo a necessidade de intervenção direta dos agentes da GCM-LEM, durante o dia de sexta-feira os agentes se deslocaram até o bairro Vista Alegre devido a ocorrência de perturbação do sossego ao chegarem no local o cível ao ser abordado e questionado tornou-se violento, tendo sido então contido e encaminhado ao DISEP junto ao som.

Em rondas realizadas na Villa 01, alguns civis abordaram os guardas e disseram que havia por ali um volume alto, perturbando o sossego dos moradores. Ao identificarem de onde vinha o som, solicitaram ao dono do estabelecimento que abaixasse ou desligasse o que foi prontamente realizado. Ao retirar se do local o homem tornou a ligar o som em outro aparelho, foi necessário então dar voz de prisão bem como apreensão da caixa.

gcmlem024-01-24-s-17-58-34-c8789755

GCM presta apoio a SAMU

Ao decorrer da semana a Central da GCM foi solicitada para auxiliar SAMU por 03 (três) vezes. Diante do exposto a GCM foi ao local prestar apoio à equipe de saúde conforme solicitado, encaminhado as vítimas para Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

GCM atende denúncia de direção perigosa em via pública

Durante o plantão do dia 19 de janeiro, por volta das 11hrs, um cidadão conduzia de forma perigosa seu veículo e ao realizar uma manobra quase colidiu com a viatura da GPA (os mesmos efetuaram manobras para que a colisão não ocorresse). Diante da situação realizaram abordagem ao referido senhor que se mostrou agressivo e alcoolizado (possuia um litro de destilado pela metade no veículo). Solicitaram então a SUTRANS para realização do exame etílico e posteriormente encaminhado ao DISEP.

gcmlem2024-01-24-s-17-58-07-8997f248

GCM atende ocorrência envolvendo maus tratos aos animais e depredação do meio ambiente

Às 10hrs do dia 19 de janeiro, a guarnição civil prestou serviço a situação referente a cachorros em circunstâncias de maus tratos, 3 (três) Beagles e 2 (dois) Vira-latas onde um se encontrava já falecido e os demais em extrema desnutrição. O infrator que possuía os animais logo chegou ao local embriagado e agressivo. Os agentes deram voz de prisão, e encaminharam os animais ao abrigo.

A guarda foi acionada pela GPA para prestar apoio devido a indivíduo estar descartando pneus velhos em terreno baldio, realizaram as devidas instruções quanto aos descartes desse tipo de resíduo e devolveram os pneus ao antigo destino.

Novos alunos da Guarda Civil Municipal realizam estágios nas ruas e escolas de Luís Eduardo Magalhães.

Os novos agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) em formação para atuar no município já estão em fase de estágio supervisionado, atuando nas escolas e realizando os patrulhamentos nas ruas de LEM. Desde o início do Natal Luz em Dezembro de 2023, os 53 (cinquenta e três) novos agentes se dividem em escala de 24x72, devido ao estágio supervisionado.

gcmlem2024-01-24-s-17-59-02-a052c698

Formação

O curso de formação completa dos profissionais é coordenado pela divisão de ensino da GCM, por meio do Centro de Formação, e é direcionado aos agentes, para atuação como garantidor de direitos. A capacitação tem carga horária de 640 horas e duração média de quatro meses, sendo composta por atividades teóricas e práticas.

“Para o Sr. João Paulo, esse período é importante para que eles se ambientam, entendendo como funciona a dinâmica das localidades. Esse estágio traz a vivência, a experiência, e o primeiro contato com o cidadão Luiseduardense, experimentando as dinâmicas dos GCM durante o trabalho. Para que no exercício da função já possuam a prática, para agirem com maior segurança e com uma experiência bacana. Destaca o secretário João Paulo”A Guarda Municipal reforça que qualquer situação suspeita ou denúncias podem ser informadas para a central telefônica 153, ou através do WhatsApp (77) 9 9701 4560.

Nenhum comentário:

Postar um comentário