Transações por DOC acabam na próxima segunda-feira, 15Blog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


9 de jan. de 2024

Transações por DOC acabam na próxima segunda-feira, 15

 Uso crescente do Pix levou ao fim da modalidade

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) anunciou nesta segunda-feira (8) que o fim de um dos mais tradicionais meios de transferência bancária, o DOC (Documento de Ordem de Crédito), está próximo. A partir das 22h do dia 15 de janeiro de 2024, os bancos não irão mais oferecer aos clientes o serviço de emissão e agendamento do DOC. Isso vale tanto para pessoas físicas quanto jurídicas.

Dessa forma, os usuários têm até essa data para realizarem uma transferência pela modalidade. Quem quiser, poderá agendar o envio dos recursos para, no máximo, 29 de fevereiro de 2024, quando ocorrerá o fechamento definitivo do sistema nos bancos.

Além do DOC, serão descontinuadas as operações de Transferência Especial de Crédito (TEC), feita exclusivamente por empresas para pagamento de benefícios a funcionários.

Um levantamento feito pela Febraban sobre meios de pagamento, com base em dados divulgados pelo Banco Central, mostrou que as transações via DOC no primeiro semestre de 2023 somaram 18,3 milhões de operações, respondendo por apenas 0,05% do total de 37 bilhões de operações feitas no período.

A modalidade ficou bem atrás dos cheques (125 milhões), TED (448 milhões), boleto (2,09 bilhões), cartão de débito (8,4 bilhões), cartão de crédito (8,4 bilhões) e do Pix, a escolha preferida dos brasileiros, com 17,6 bilhões.

Tanto na TEC quanto no DOC o valor máximo das transações é de até R$ 4.999,99. As movimentações feitas por meio do DOC são efetivadas um dia depois de o banco receber a ordem de transferência, enquanto a TEC garante a transferência de recursos até o final do mesmo dia em que foi dada a ordem. Diferentemente das duas modalidades, o Pix proporciona um pagamento instantâneo.


Fonte: Blog Bahia  /  Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário