Aula de integração marca início do Programa Jovem Aprendiz na Área Rural em BarreirasBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


21 de fev. de 2024

Aula de integração marca início do Programa Jovem Aprendiz na Área Rural em Barreiras

Na Fazenda Modelo Paulo Mizote, em Barreiras, a terça-feira (20) foi dedicada às aulas de integração para as turmas de 2024 do Programa Jovem Aprendiz na Área Rural. Um total de 121 jovens, com idades entre 18 e 23 anos, foram contratados por departamentos de Recursos Humanos de propriedades rurais. Ao longo de dez meses, esses jovens serão capacitados para o mercado de trabalho e, ao término do curso, receberão certificação como supervisores agrícolas.

A ação é do Instituto Aiba (Iaiba), desenvolvido pela Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), em parceria com o Senar e o Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras (SPRB), com o objetivo de preparar jovens na área rural para atender ao mercado de trabalho local e as demandas crescentes de mão de obra qualificada.

O presidente da Aiba, Odacil Ranzi, participou do momento de abertura acompanhado pelo diretor financeiro, Helio Hopp e da coordenadora do Iaiba, Aléssia Oliveira. “Esse é um curso muito procurado na nossa região, pois prepara o jovem para o mercado de trabalho ou a buscar aprimorar seus conhecimentos na área. E na Fazenda Modelo, terão todo o suporte estrutural e pedagógico. Estou grato por presenciar o início de mais turmas desse curso, e desejo todo o sucesso e bons estudo a todos”, destaca Ranzi.

Desde 2013, o curso é conduzido pela associação com o apoio do Sindicato dos Produtores Rurais de Barreiras e parceiros. Durante os dez meses, os jovens recebem um auxílio de meio salário-mínimo com registro na carteira de trabalho.

Até o momento já foram formadas 30 turmas e mais de 900 jovens qualificados para o mercado de trabalho. A jovem aprendiz Thais Câmara está com boas expectativas para o início das aulas. “Fui influenciada por meus pais a participar desse programa, pois eles já trabalham no setor agrícola e como não tenho conhecimento da área e nenhuma experiência, estou bastante ansiosa para o início das aulas e acredito que será muito boa essa oportunidade”, declara o jovem.

A Fazenda Modelo é uma estrutura equivalente a uma propriedade rural com sete hectares, salas de aula, laboratório, auditório, refeitório e campos experimentais de soja, algodão, milho, feijão e frutíferas. Os jovens aprendizes frequentam as aulas teóricas e práticas do curso profissionalizante de supervisão agrícola e aprendem sobre manejo do solo, plantio, irrigação, fitossanidade, colheita e armazenamento, além de operação de maquinário.

O coordenador da Fazenda Modelo, João Vitor apresentou a equipe de colaboradores da fazenda. “Tudo foi preparado com muito carinho, já estávamos ansiosos por este dia que marca o início das aulas para mais quatro turmas. Estaremos aqui para dar todo suporte aos jovens e que tudo ocorra de forma positiva”, conclui o coordenador.

Também prestigiaram o momento o chefe de gabinete da Prefeitura de Barreiras, Melcksedek Neves e o secretário de Agricultura, José Marques, a coordenadora do Senar, Jaqueline Errico, a representante do SPRB, Silvia Daiube e os RH’s de propriedades rurais.


Fonte: Blog Bahia  /  Ascom Aiba

Nenhum comentário:

Postar um comentário