Barreiras: Mais de 1.300 professores participam da Jornada Pedagógica 2024Blog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


1 de fev. de 2024

Barreiras: Mais de 1.300 professores participam da Jornada Pedagógica 2024

 

Com a temática “Educação Desafiadora: diversidade e fazeres pedagógicos”, a Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Educação, promoveu nesta quarta-feira (31), a abertura da Jornada Pedagógica 2024 para professores, gestores e demais profissionais da educação municipal. Para o momento de integração e de planejamento coletivo, realizado na Escola Municipal Celso Barbosa dos Santos, os professores e convidados foram recepcionados com café da manhã e músicas ao som da Banda Romelzinho do Sax.

Além do secretário Jeferson Barbosa que deu boas-vindas ao público presente, também participaram da solenidade o vice-prefeito e secretário de Planejamento, Emerson Cardoso, representando o prefeito Zito Barbosa; o reitor da Universidade Federal do Oeste da Bahia, Jacques Antônio de Miranda; diretora pedagógica, Aldeci Queiroz; vereadora Carmélia da Mata que no ato representou a presidente do Conselho Municipal de Educação; presidente do Sindicato dos Professores (Sinprof), Maria Aparecida Pessoa; e ainda os vereadores Teteia Chaves, Otoniel Teixeira, Valdimiro José, Francisco Sobrinho, secretária e subsecretária de Assistência Social, Gabriela Nogueira e Maritânia Gonçalves; chefe de Gabinete, Melchisedec Neves e demais autoridades municipais.

Após o momento cultural com a apresentação musical do Coral Capelania, o secretário municipal de Educação dirigiu sua mensagem aos profissionais da educação agradecendo a presença de todos e falou da importância da semana pedagógica. “Com muita satisfação iniciamos mais uma jornada pedagógica para começar o ano letivo 2024, esse é um momento enriquecedor para todos nós que temos responsabilidade com a educação em nosso município. A educação de Barreiras passou por uma grande transformação nos últimos sete anos, com a construção de novas escolas e centros de educação infantil, na cidade e no campo, a requalificação de todas as unidades escolares já existentes, grandes investimentos no transporte escolar e na parte pedagógica. Neste ano entregaremos mais seis novas escolas que juntas somam um total de 60 novas salas de aula”, disse.

O secretário ainda destacou o cuidado e atenção atribuída a cada um dos professores da rede. “Esse momento é mais uma demonstração do nosso carinho e atenção para com os nossos professores, que ele se converta em uma grande oportunidade para reforçar ainda mais nosso compromisso com a educação e contribua para aperfeiçoar a formação dos excelentes educadores que temos em Barreiras” relatou Jeferson Barbosa.

O vice-prefeito de Barreiras também falou sobre a importância da Jornada Pedagógica. “Quando falamos de Barreiras Cidade do Futuro, os protagonistas são todos esses professores que hoje participam deste momento para aperfeiçoar ainda mais seus conhecimentos pedagógicos e colocar em prática na sala de aula. O processo de educação, principalmente pós-pandemia, precisa ser atualizado o tempo todo, e esse compromisso também tem sido frequente pela Secretaria de Educação”, citou Emerson Cardoso.

Os convidados tiveram a oportunidade de participar da palestra com o professor doutor Hamilton Werneck, que fundamentou o tema “Educação Desafiadora: diversidade e fazeres pedagógicos”. Autor de 26 livros publicados, professor Hamilton já realizou mais de 1.900 conferências em espaços educativos do Brasil. Além de ter sido secretário de educação em Nova Friburgo, Rio de Janeiro, também escreve para sites educacionais, revistas e jornais especializados na área da educação.

O encontro foi finalizado com a palestra da doutoranda em psicologia clínica, Daiane Hoffmann, especialista no diagnóstico dos transtornos do neurodesenvolvimento, em funções executivas, e especialista em identificação de Altas Habilidades/Superdotação. Já à tarde, profissionais da Educação Infantil participam da formação continuada onde será abordada a avaliação escolar na educação infantil com a doutora Emília Pignata. Nesta quinta e sexta-feira (1º e 2), a jornada pedagógica terá segmento com o planejamento pedagógico nas respectivas unidades escolares.


Fonte: Blog Bahia  / DIRCOM, Prefeitura de Barreiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário