Barreiras: Secretaria de Saúde intensifica consultas neurológicas para pacientes em reabilitação intelectual no CER II Aníbal Barbosa FilhoBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


17 de fev. de 2024

Barreiras: Secretaria de Saúde intensifica consultas neurológicas para pacientes em reabilitação intelectual no CER II Aníbal Barbosa Filho

 

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro Especializado em Reabilitação Aníbal Barbosa Filho (CER II), ampliou nesta semana os atendimentos em neurologia destinados aos pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e demais pacientes em reabilitação intelectual. Durante a quinta-feira (15) e sexta-feira (16), 50 consultas foram realizadas pelo neurologista especialista em Autismo Dr Valdir Cortezzi que atendeu pacientes de Barreiras e de outros 36 municípios da região oeste que buscam apoio das equipes multiprofissionais do Centro Especializado.

“Rotineiramente são oferecidos 36 atendimentos por semana, porém, esta semana foi uma exceção considerando o recesso do Carnaval e a crescente demanda em toda a região. Com isso, a gestão está intensificando e aumentando a oferta do serviço para melhor acolher estes pacientes. A nossa meta é a cada dia atender em tempo oportuno e manter esse acompanhamento com todos os pacientes”, explica a diretora do CER II, Fernanda Delgado.

Estima-se que em todo o mundo cerca de uma em cada 100 crianças tenha autismo, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, os estudos de prevalência da condição ainda são escassos, já o Ministério da Saúde, destaca que os sinais de impactos no neurodesenvolvimento da criança podem ser percebidos nos primeiros meses de vida, com o diagnóstico estabelecido por volta dos dois a três anos de idade, daí a importância do acompanhamento especializado desde cedo.

No CER II, localizado no bairro São Miguel, pacientes de Barreiras e de municípios circunvizinhos são acompanhados e recebem atendimentos especializados por meio de de uma equipe multiprofissional composta por fisioterapeutas, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, enfermeiros, nutricionistas, neurologistas e ortopedistas.


Fonte: Blog Bahia  / DIRCOM, Prefeitura de Barreiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário