Secretaria de Saúde de Barreiras realiza mais uma fase do Programa de Rastreamento do Câncer de MamaBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


21 de mar. de 2024

Secretaria de Saúde de Barreiras realiza mais uma fase do Programa de Rastreamento do Câncer de Mama

 

Nesta quarta e quinta-feira (20 e 21), a Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, realiza a segunda fase do Programa de Rastreamento do Câncer de Mama. Desta vez, 315 mulheres, moradoras da sede e zona rural de Barreiras, realizarão o procedimento de ultrassonografia mamária, procedimento que auxilia no diagnóstico desta doença considerada frequente entre as mulheres no Brasil, além de ser uma das principais causas de morte por câncer.

O exame de rastreamento está sendo realizado no Centro de Especialidades Leonídia Ayres de Almeida, com agendamento realizado previamente nas Unidades de Saúde da Família de cada bairro e comunidade. Conforme a secretária de Saúde, Jamile Rodrigues, sempre nos momentos da realização de exames, os pacientes devem estar com os documentos pessoais, cartão do SUS e o comprovante de residência em mãos.

“Esse rastreamento é feito com frequência pela equipe de saúde da Prefeitura de Barreiras, todos os anos é necessário fazer o exame de mamografia, e a cada dois anos, essas pacientes devem realizar esse procedimento de rastreamento através das ultrassons. O câncer de mama é ainda um dos grandes desafios no quesito monitoramento, por isso, é importante e necessário a mulher fazer exames periodicamente, porque quanto antes o diagnóstico for feito, maior a probabilidade de cura”, ressaltou a secretária.



Fonte: Blog Bahia  / DIRCOM, Prefeitura de Barreiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário