Irecê, município da região da Chapada Diamantina, ganha Posto Avançado do InemaBlog Bahia - O Portal de Notícias do Oeste Baiano


27 de abr. de 2024

Irecê, município da região da Chapada Diamantina, ganha Posto Avançado do Inema

Foi inaugurado, na manhã desta sexta-feira (26), pelo governado Jerônimo Rodrigues, o Posto Avançado do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), no município de Irecê, localizada a 480 quilômetros de Salvador. A cerimônia, que aconteceu durante a 23ª Expoagri, também contou com a presença do secretário de Meio Ambiente (Sema), Eduardo Mendonça Sodré Martins, além de outras autoridades baianas.

Anunciada em dezembro de 2023, a reabertura do Posto Avançado representa o atendimento de uma demanda antiga da população, marcando um passo significativo na gestão ambiental promovida pelo Governo da Bahia. Esta iniciativa visa proporcionar maior comodidade e acessibilidade aos serviços oferecidos pelo Inema à comunidade local.

“Podemos dizer que hoje é um dia mais que especial não só para os ireceenses, mas, também, para nós que sabemos da importância que esse braço do Inema terá para gestão ambiental da Bahia. Vale ressaltar que, entendendo esse momento como histórico, o nosso governador Jerônimo Rodrigues fez questão de participar in loco desse ato”, disse o secretário da Sema.

O gestor também lembra que, embora o posto esteja sendo inaugurado hoje, a região nunca deixou de ter um acompanhamento intenso por parte da autarquia. “Não só a região de Irecê, mas toda Chapada Diamantina já contava com as atividades da nossa UR de Seabra, com as ações de fiscalização, regularização de outorgas, além de todo projeto de ampliar a sustentabilidade e estreitar o diálogo com a população”, lembrou Eduardo.

O espaço foi estruturado visando à eficiência na prestação de serviços à sociedade. Contará com uma equipe qualificada, capacitada para realizar uma gama de procedimentos, desde o cadastro das outorgas de direito de uso de recursos hídricos até o registro de denúncias e orientações sobre licenciamento ambiental e fiscalização, entre outros serviços essenciais. Situado na Rua Henrique Justa Dourado, nº 54, no coração de Irecê, o Posto Avançado está estrategicamente posicionado para atender às necessidades da comunidade.

Compromisso com o meio ambiente e a comunidade

A implantação do Posto Avançado do Inema em Irecê demonstra o compromisso do Governo em promover a melhoria no desempenho das ações relacionadas à execução da Política Estadual de Meio Ambiente. A unidade, diretamente ligada à Coordenação de Gestão Descentralizada (CGDIS), fortalece a articulação, gestão e integração das Unidades Regionais (URs) e Postos Avançados (PAs), contribuindo para a descentralização das demandas correlacionadas com o meio ambiente sob a gestão baiana.

A parceria entre o Governo municipal e estadual foi essencial para viabilizar a implantação do Posto Avançado. Formalizada por meio de um Termo de Cooperação Técnica, a cessão do imóvel pelo município demonstra o envolvimento conjunto na melhoria do atendimento às demandas ambientais da região.

A unidade será coordenada por Simone Sodré de Alcântara, que atualmente responde pela Unidade Regional da Chapada Diamantina, e contará com o apoio de um corpo técnico qualificado e já atuante no órgão, além de colaboradores terceirizados para garantir um atendimento de excelência à comunidade. Com capacidade para realizar diversas atividades, desde fiscalização ambiental até gestão de comitês de bacias hidrográficas, o Posto Avançado de Irecê se posiciona como um importante centro de suporte ambiental para a comunidade loco e os seus municípios vizinhos. 


Fonte: Blog Bahia  /  Ascom/Inema

Nenhum comentário:

Postar um comentário