Secretaria de Saúde de Barreiras intensifica vacinação contra a Poliomielite no Dia D da CampanhaBlog Bahia - O Portal de Notícias do Oeste Baiano


11/06/2024

Secretaria de Saúde de Barreiras intensifica vacinação contra a Poliomielite no Dia D da Campanha

Neste sábado (8), crianças com idades de zero a quatro anos foram recepcionados nas Unidades de Saúde da Família e no Centro de Especialidades Leonídia Ayres de Almeida pelo Zé Gotinha e a Maria Gotinha, reforçando a Campanha contra a Paralisia Infantil, no Dia D de mobilização. O enfrentamento contra a poliomielite acontece em todo país até a próxima sexta-feira, 14 de junho, e em Barreiras o objetivo é imunizar com a gotinha 12.203 crianças.

O pai do pequeno Samuel de Oliveira, de quatro anos, fez questão de levá-lo para receber a gotinha contra a poliomielite, uma doença que pode causar paralisia muscular nos membros inferiores, e até a morte em casos mais graves. “A vacina é o único meio eficaz de proteção contra essa doença, essa gotinha salva vidas e precisamos sempre que necessário, principalmente nas campanhas nacionais, vacinar contra essas doenças consideradas graves”, frisou Marcos da Cruz durante a vacinação no Leonídia Ayres.

De acordo com a enfermeira da Coordenação do Programa de Imunização (Copim), Têisse Sampaio, o Ministério da Saúde informou que o país está em fase de transição para substituir as duas doses da vacina oral poliomielite (VOP) por um reforço com a vacina inativada poliomielite (VIP). Portanto, a partir do segundo semestre de 2024, o esquema vacinal e a dose de reforço serão exclusivamente com a VIP. O Brasil não registra casos de poliomielite desde 1989.

“Foi um sábado dedicado à vacinação dos nossos pequenos contra a poliomielite, ficamos durante todo dia empenhados para vacinar o máximo de crianças nas Unidades de Saúde, um momento oportuno para os pais atualizar a caderneta contra a paralisia infantil. As equipes das Unidades de Saúde de Barreiras continuam com o esquema vacinal até a próxima semana, nesse objetivo de alcançar 100% do nosso público-alvo”, explicou Têisse.



Fonte: Blog Bahia  / DIRCOM, Prefeitura de Barreiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário