Instituto de meteorologia emite alertas de chuvas intensas e baixa umidade em municípios do Oeste da BahiaBlog Bahia - O Portal de Notícias do Oeste Baiano

16/12/2025

Instituto de meteorologia emite alertas de chuvas intensas e baixa umidade em municípios do Oeste da Bahia

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de chuvas intensas e um alerta de baixa umidade para diferentes cidades na Bahia. O aviso foi publicado na segunda-feira (15) e é válido até quarta-feira (17).

As cidades citadas nos avisos ficam no oeste, sudoeste e norte da Bahia. Confira abaixo os avisos emitidos:

🟠 Alerta laranja de chuvas intensas

O alerta inclui o sudoeste, centro-oeste e norte do Brasil. Na Bahia, as cidades do oeste baiano, como Barreiras e Luís Eduardo Magalhães, são algumas das 23 com previsão de fortes chuvas.

⚠️Segundo o Inmet, nesses locais poderá chover até 100 mm por dia, com rajadas de vento de até 100 km/h. Há risco de queda de energia, descargas elétricas, quedas de árvores e alagamentos.

Confira abaixo as cidades citadas no alerta:

Baianópolis, Barreiras, Canápolis, Carinhanha, Cocos, Coribe, Correntina, Feira da Mata, Formosa do Rio Preto, Iuiu, Jaborandi, Jacaraci, Luís Eduardo Magalhães, Malhada, Palmas de Monte Alto, Pindaí, Riachão das Neves, Santa Maria da Vitória, São Desidério, São Félix do Coribe, Sebastião Laranjeiras, Serra do Ramalho, Urandi

    🟡 Alerta amarelo chuvas intensas

    Praticamente todos os estados do Brasil estão com previsão de chuvas e são citados no alerta amarelo. Na Bahia, o aviso abrange 73 cidades do oeste e do sudoeste.

    ⚠️Cidades como Riacho de Santana e Xique-Xique são citadas no alerta. Nelas, há previsão de até até 50 mm de chuva por dia e ventos de até 60 km/h. Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

    Confira abaixo as cidades citadas no alerta:

    Angical, Baianópolis, Barra, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Boquira, Botuporã, Brejolândia, Buritirama, Caculé, Caetité, Canápolis, Candiba, Caravelas, Carinhanha, Catolândia, Caturama, Cocos, Condeúba, Cordeiros, Coribe, Correntina, Cotegipe, Cristópolis, Encruzilhada, Feira da Mata, Formosa do Rio Preto, Guajeru, Guanambi, Ibiassucê, Ibipitanga, Ibirapuã, Ibitiara, Ibotirama, Igaporã, Itanhém, Iuiu, Jaborandi, Jacaraci, Lagoa Real, Lajedão, Licínio de Almeida, Livramento de Nossa Senhora, Luís Eduardo Magalhães, Macaúbas, Malhada, Mansidão, Matina, Medeiros Neto, Morpará, Mortugaba, Mucuri, Muquém do São Francisco, Nova Viçosa, Oliveira dos Brejinhos, Palmas de Monte Alto, Paramirim, Paratinga, Pilão Arcado, Pindaí, Piripá, Riachão das Neves, Riacho de Santana, Rio do Antônio, Santa Maria da Vitória, Santana, Santa Rita de Cássia, São Desidério, São Félix do Coribe, Sebastião Laranjeiras, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Sítio do Mato, Tabocas do Brejo Velho, Tanque Novo, Tremedal, Urandi, Wanderley, Xique-Xique

    🟡 Alerta amarelo de baixa umidade

    Trinta e uma cidades do norte da Bahia estão com alerta de baixa umidade. Paulo Afonso e Juazeiro são alguns dos municípios citados no aviso, que também menciona outros estados do Nordeste do Brasil, como Alagoas, Pernambuco e Ceará. (G1 BA)

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste Blog