Tradição centenária do Nazario toma as ruas de Barreiras na Quarta-feira de CinzasBlog Bahia - O Portal de Notícias do Oeste Baiano

19/02/2026

Tradição centenária do Nazario toma as ruas de Barreiras na Quarta-feira de Cinzas

Na noite desta quarta-feira (18), moradores de Barreiras participaram de mais uma edição do tradicional Nazaro, manifestação cultural que marca simbolicamente o encerramento do Carnaval na cidade do oeste baiano.

Vestidos de branco e munidos de farinha de trigo, massa, talco e ovos, jovens e adultos percorreram as ruas entoando o grito que atravessa gerações: “Nazaro morreu do peido que deu do feijão podre que comeu!”. Enquanto alguns moradores corriam e entravam na brincadeira, outros preferiam se recolher para evitar serem atingidos pelos materiais lançados.

A tradição, considerada centenária, representa o chamado “enterro simbólico do Carnaval”. Segundo a história popular, Nazaro teria morrido após ingerir um feijão estragado oferecido durante os festejos carnavalescos. Como forma de protesto irreverente, a população encena seu enterro todos os anos na Quarta-feira de Cinzas.

Desde 13 de setembro de 2017, por meio da Lei Municipal nº 1.266, o Nazaro é reconhecido oficialmente como Patrimônio Imaterial Cultural de Barreiras, reforçando sua importância para a identidade do povo barreirense.

Entre correria, risadas e muita farinha espalhada pelas ruas, veículos e fachadas, a manifestação mantém viva uma das expressões culturais mais singulares da região. (Blog do Sigi Vilares).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste Blog