
Nesta quarta-feira (10) três partidas da Série Prata prometem muita bola na rede e disputas acirradas no Campeonato Municipal de Futsal 2024.

Nesta quarta-feira (10) três partidas da Série Prata prometem muita bola na rede e disputas acirradas no Campeonato Municipal de Futsal 2024.

O professor da rede municipal de ensino e policial militar Eduardo Cunha morreu na manhã desta terça feira, 9, na escola Mirandolina Macedo, no bairro de Barreirinhas, em Barreiras, onde dava aula.
De acordo com informações, cabo Cunha, como era conhecido na corporação, sofreu um mal súbito. Ele foi ainda chegou a ser atendido por uma equipe do SAMU, mas infelizmente não resistiu e veio a óbito.
Nossos sentimentos a família e amigos.
Fonte: Blog Bahia / Blog do Sigi Vilares

O fim de semana foi movimentado no Ginásio de Esportes Baltazarino Araújo Andrade com a primeira rodada de jogos do Campeonato Barreirense de Basquete 2024. Promovido pela Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Esportes, Juventude e Lazer, a competição reúne nove equipes de basquete masculino e feminino, que disputam o troféu durante todo o mês.
Em quadra neste sábado, 6, as equipes Chicago Bons, BSB, Fox Carcará, Brooklyn, Carcará do Cerrado e Airball foram recepcionadas pelo secretário de Esportes, Lucas Quirino, o coordenador do Ginásio, Ademilson Misso, o subdiretor e coordenador do campeonato Danilo Farias. Antes do apito inicial, todos os participantes se uniram em oração pela vida do dirigente e jogador da equipe Barreiras City Thunder, Lucas Cerrato, hospitalizado em Brasília. O secretário Lucas Quirino deu as boas-vindas destacando a importância da união das equipes e fortalecimento das modalidades coletivas de esporte.

“Mais uma vez, quero destacar o empenho de nossa equipe da Secretaria em promover os campeonatos e torneios, na cidade e zona rural. As modalidades de futebol, futsal, vôlei, basquete e tantas outras, têm sido um diferencial em todos os equipamentos esportivos, reunindo desportistas e famílias inteiras, que estão acompanhando os jogos. Abrimos o Campeonato Barreirense de Basquete com o espírito de competitividade, integração e acima de tudo de união, orando pela vida de Lucas Cerrato e agradecendo a Deus pela oportunidade de continuar nosso trabalho”, destacou o secretário Lucas Quirino.

A primeira rodada foi finalizada com os placares Chicago Bons 75x 17 BSB, Fox Carcará 12×47 Brooklyn, Carcará do Cerrado 22×41 Airball. No próximo final de semana, continua a rodada de jogos no sábado, 13, às 17h e no domingo 14, às 9h, no Ginásio de Esportes Baltazarino Araújo Andrade.

As Ruas Rosa de Saron, São Gabriel, São Geraldo e a Rua Santa Bárbara estão recebendo a atenção especial da Prefeitura de Barreiras com serviços de pavimentação asfáltica, o que contribui para melhor qualidade de vida e a mobilidade urbana de pedestres e veículos no bairro Vila Rica. As obras executadas com recursos próprios do município avançam nesta sexta-feira (5), com a aplicação do Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ).

Além da transformação da infraestrutura que valoriza os imóveis e colabora com o bem-estar dos moradores, a Prefeitura de Barreiras já concluiu e entregará à população mais uma praça no bairro, localizada ao lado da Rua Santa Bárbara. Conforme o gestor municipal, somente nessas quatro ruas, está sendo aplicados mais de 2.500 metros quadrados de pavimentação asfáltica, reforçando o compromisso de proporcionar aos moradores novos espaços de convivência com conforto, dentro dos critérios dos Projetos Barreiras 100% Pavimentada e Barreiras Mais Bonita e Mais Humana.

“Seguimos trabalhando em todas as áreas da administração, com destaque para a transformação da infraestrutura por toda a cidade. Aqui na Vila Rica mais uma vez estamos executamos trabalhos de pavimentação asfáltica, o que fará toda a diferença no cotidiano dos moradores. No final do ano passado entregamos aos moradores a Praça Cícero Avelino da Silva com uma área de 1.619,68 m², contento parquinho infantil, academia ao ar livre, iluminação em LED e outros requisitos para o bem-estar da população. Com a conclusão de mais esse espaço público na Rua Santa Bárbara, entregaremos também, nos próximos dias, mais esse novo ambiente de lazer, com as ruas em seu entorno totalmente pavimentadas”, frisou Zito Barbosa.
Fonte: Blog Bahia / DIRCOM, Prefeitura de Barreiras

O último final de semana na Policlínica Municipal, foi marcado por uma importante ação de saúde com diversos serviços voltados para pacientes que já tinham solicitação junto ao setor de regulação da Secretaria de Saúde de Luís Eduardo Magalhães.
Um deles foi o pequeno Lucas, de 06 anos, que precisa fazer uma cirurgia de adenoide, e passou pela Otorrino. A mãe da criança, Edneide de Jesus, elogiou a iniciativa. “O atendimento foi maravilhoso, a médica é nota 10! Meu filho já foi encaminhado, e agora é só aguardar o resultado dos exames”, comemorou.


Outros 900 pacientes foram beneficiados no mutirão promovido pela Prefeitura, que ofereceu atendimentos em mais de 10 especialidades médicas, nas áreas de psiquiatria, ginecologia, cardiologista, ortopedia e endocrinologia, além de consultas com nutricionistas, e os exames de holter, ECG, ultrassonografia e MAPA.
Fonte: Blog Bahia / SECOM, Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães
No final da manhã desta segunda-feira (08) por volta do meio-dia, três trabalhadores foram soterrados numa obra localizada na Avenida Salvador, bairro Cidade Universitária, em Luís Eduardo Magalhães.
De acordo com informações, os trabalhadores estavam no interior do buraco de aproximadamente 2.20 metros, quando foram soterrados até o tórax; posteriormente, foram retirados por colegas de trabalho.
Duas Ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram acionadas, prestaram atendimento às vítimas que sofreram ferimentos leves e foram encaminhadas à UPA para uma melhor avaliação.
Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar (2ªCIA/17ºBBM) esteve no local, porém as vítimas já haviam sido resgatadas. No momento do acidente segundo informações, os trabalhadores não faziam uso de EPIs e não havia nenhuma escora nas laterais do buraco.
A Defesa Civil foi informada e esteve presente na obra averiguando o ocorrido, sendo constatado que a obra está regular, perante as autoridades competentes.
Fonte: Blog Bahia / Blog Braga
Município oferece o transporte para as mamães, da unidade básica até o CPN
Mais de 20 gestantes do município puderam participar, durante a manhã da última quinta-feira (04), da visita de vinculação, realizada semanalmente no Centro de Parto Normal Vilma Ramos Guerra, em Luís Eduardo Magalhães.
A visita de vinculação tem como objetivo estreitar a relação entre a unidade e as pacientes, prestar uma assistência humanizada e mostrar as práticas existentes no CPN. Recebidas pela equipe da unidade de saúde, as futuras mamães tiveram a oportunidade de conhecer os procedimentos e a assistência oferecida na casa de parto.
O coordenador do CPN, Jerri Caldas, falou sobre a iniciativa. “Eu acho magnífico a gente poder proporcionar essa experiência para as gestantes, e desde que iniciamos com as visitas, todas as mamães estão muito contentes em conhecer o local onde poderão ter o seu filho”, ressaltou. Jerri destacou ainda a importância da disponibilização do transporte. “Tem sido muito importante, porque a vinculação é um direito e muitas gestantes moram longe, o que dificultava o acesso, e agora com as vans ficou mais fácil, são veículos novos, com ar-condicionado”, disse.
Vinculação A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através da Secretaria de Saúde, em parceria com o Centro de Parto Normal, realiza a visita de vinculação todas as terças e quintas pela manhã, de acordo com o agendamento por meio das unidades básicas de saúde. Para que as visitas aconteçam, o transporte é disponibilizado pela Secretaria de Saúde, que leva as gestantes das suas unidades básicas de saúde, até o Centro de Parto Normal.
Espaço
O Centro de Parto Normal Vilma Ramos Guerra proporciona acolhimento e protagonismo para a mulher na hora do parto. A unidade oferece cinco ambientes para os nascimentos, construídos visando o bem-estar da mãe, do recém-nascido e dos acompanhantes, além de contar com uma equipe especializada.
Contato: (77) 99995-799. Endereço: Praça Arnaldo Horácio Ferreira, Quadra E, Lote 4-A – Bairro Mimoso (Próximo à UPA). (SECOM, Prefeitura de LEM).
A Secretaria de Segurança e Trânsito, por meio da Superintendência de Trânsito (SUTRANS),apresenta números de ocorrências atendidas na primeira semana de Abril, em LEM.
Com um número total de 48 ocorrências atendidas,de diversas naturezas,como sinistro de trânsito,Veiculo com restrição de roubo recuperada,atendimento a perturbação do sossego público dentre outros,segue abaixo as principais informações

-34 Sinistros de trânsito registrados pelo órgão municipal de trânsito
-1 motocicleta com restrição de roubo recuperada
-5 atendimentos de perturbação do sossego público por meio Som automotivo
-1 Sinistro de trânsito com vítima fatal registrado
-3 escapamentos Kadron recolhidos das vias públicas
-Rua Paraíba no bairro cidade universitária recebe sinalização horizontal
-Agente da Sutrans promove palestra educativa em empresa privada
-4 autuações lavradas a condutores com sintomas de embriguez
-Rondas escolas na rede Municipal e Particular
-Rondas Noturnas nas principais Ruas e Avenidas da cidade
-Rondas nas BRs 020/242
-Agentes da Sutrans participam de treinamento com a PRF em Barreiras
É a Sutrans levando Segurança viária a comunidade
Telefone da SUTRANS: 156 ou 3628-0689. Temos também o nosso funcional (77) 99963-0238, disponível 24 horas por dia.
A Secretaria de Segurança e Trânsito, por meio da Guarda Civil Municipal de Luís Eduardo Magalhães, informa os principais atendimentos referente a perturbação do sossego prestados à comunidade Luiseduardense nas últimas semanas
Entre os dias 18 de março a 08 de abril de 2024 foram atendidas:
* 51 chamados em diversos bairros da cidade com grande Maioria no bairro Santa Cruz
* 03 aparelhos de som apreendidos
* grande maioria respeitou a orientação de baixar o volume ou desligar o aparelho de som
A Guarda Municipal reforça que qualquer situação suspeita ou denúncias podem ser informadas para a central telefônica 153, ou através do WhatsApp (77) 3628 3862

A cidade de Luís Eduardo Magalhães está prestes a receber um marco significativo para o desenvolvimento da região: a inauguração da nova sede da inspetoria do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA), agendada para o dia 05 abril, apenas quatro dias após a celebração do aniversário do município. A cerimônia contará com a presença do presidente do Crea-BA, engenheiro agrimensor Joseval Carqueija, e autoridades locais.
A antiga sede era alugada, mas agora a inspetoria conta com sede própria, o que representa um avanço fundamental para as empresas e profissionais da área, como destaca Joseval Carqueija: “A presença do Crea-BA em Luís Eduardo Magalhães proporciona um suporte essencial para os profissionais locais. Isso garante a regularidade e a qualidade das atividades desenvolvidas no campo da engenharia, agronomia e geociências na região”.
O engenheiro florestal Moisés Pedreira de Souza é presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos de Luís Eduardo Magalhães (AGROLEM), entidade vinculada ao Sistema Confea/Crea-BA regularmente e que representa os engenheiros agrônomos, florestais e agrícolas. Pedreira conta que a entrega da sede própria traz muitos benefícios para os profissionais locais: “Essa nova inspetoria consolida a importância que o Crea está atribuindo à região Oeste da Bahia. E esse potencial de crescimento deve ser realizado de forma sustentável, legal e econômica. É muito bom saber que a partir deste mês, nós engenheiros florestais e agrícolas vinculados ao sistema Confea/Crea poderemos usufruir desta nova estrutura aqui em Luís Eduardo Magalhães”, afirma o engenheiro.
Com 108 mil habitantes, Luís Eduardo Magalhães é reconhecida como um polo agroindustrial em ascensão e, além do agronegócio, também se destaca na construção civil. A inauguração da nova sede da inspetoria na cidade é um avanço não apenas para os profissionais dessas áreas, mas também para o fortalecimento da economia e da infraestrutura da região, consolidando-a como um centro de desenvolvimento no Oeste da Bahia. De acordo com Moisés Pedreira, a proximidade com a inspetoria do Crea facilitará o acesso aos serviços e orientações necessárias para o setor, promovendo um ambiente mais seguro e regulamentado para as atividades agrícolas.
“A inspetoria do Crea-BA facilita e agiliza as ações dos profissionais que desejam registrar projetos, que desejam atendimentos. Mesmo hoje tendo atendimentos online, os atendimentos presenciais são muito importantes.”, finaliza o presidente da Agrolem.
Fonte: Blog Bahia / CREA-BA

Os campeonatos municipais Feminino, Série Prata e Ouro de Futsal de Luís Eduardo Magalhães iniciaram na última sexta-feira (05), no Ginásio José Queiroz Barreto Neto, na Avenida JK, com a presença de dirigentes de clubes, secretários e do prefeito Junior Marabá.

Ao todo, 74 equipes participam das competições, que tem um total de R$ 25 mil em premiação, além de troféus e medalhas para os primeiros colocados. A realização é da Prefeitura do município, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Esportes, através de convênio com a Liga Desportiva.

Sexta-feira (05)
19h – MacLaren 04 x 01 Mec;
20h- Alpha 00 x 00 Céus;
21h- Santa Cruz 03 x 00 Caroço.
Sábado (06)
17h – City 00 x 02 Brasiliense;
18h – Magnus 02 x 01 Chape;
19h – Águias 04 x 03 Agreste;
20h – Velez 02 x 06 Juventus;
Domingo (07)
8h – Trator 02 x 01 Rangers;
9h – Bravo 01 x 05 Kirius;
10h – Espaço Pet 02 x 03 Bravus;
11h – Inter de Milão 02 x 01 Jovens Real.

As Ruas Rosa de Saron, São Gabriel, São Geraldo e a Rua Santa Bárbara estão recebendo a atenção especial da Prefeitura de Barreiras com serviços de pavimentação asfáltica, o que contribui para melhor qualidade de vida e a mobilidade urbana de pedestres e veículos no bairro Vila Rica. As obras executadas com recursos próprios do município avançam nesta sexta-feira (5), com a aplicação do Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ).

Além da transformação da infraestrutura que valoriza os imóveis e colabora com o bem-estar dos moradores, a Prefeitura de Barreiras já concluiu e entregará à população mais uma praça no bairro, localizada ao lado da Rua Santa Bárbara. Conforme o gestor municipal, somente nessas quatro ruas, está sendo aplicados mais de 2.500 metros quadrados de pavimentação asfáltica, reforçando o compromisso de proporcionar aos moradores novos espaços de convivência com conforto, dentro dos critérios dos Projetos Barreiras 100% Pavimentada e Barreiras Mais Bonita e Mais Humana.

“Seguimos trabalhando em todas as áreas da administração, com destaque para a transformação da infraestrutura por toda a cidade. Aqui na Vila Rica mais uma vez estamos executamos trabalhos de pavimentação asfáltica, o que fará toda a diferença no cotidiano dos moradores. No final do ano passado entregamos aos moradores a Praça Cícero Avelino da Silva com uma área de 1.619,68 m², contento parquinho infantil, academia ao ar livre, iluminação em LED e outros requisitos para o bem-estar da população. Com a conclusão de mais esse espaço público na Rua Santa Bárbara, entregaremos também, nos próximos dias, mais esse novo ambiente de lazer, com as ruas em seu entorno totalmente pavimentadas”, frisou Zito Barbosa.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/E/q/WA3OpBQOGopXaDeT5ZBw/whatsapp-image-2024-04-08-at-09.48.55.jpeg)
Uma jovem de 23 anos morreu após a motocicleta em que ela estava bater na estrutura de proteção de uma ponte na noite de domingo (7), na BA-160, na zona rural da cidade de Ibotirama, no oeste da Bahia.
Segundo a Polícia Militar, o acidente aconteceu por volta das 19h20, no distrito de Cantinho. A vítima foi identificada como Geovana de Aquino Chaves.
A vítima estava na garupa da motocicleta pilotada por um homem de 30 anos, não habilitado. Ele teve ferimentos considerados leves, foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado para o Hospital Regional Velho Chico.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2024/p/6/MshRdPQAqIKedWhRsxDA/whatsapp-image-2024-04-08-at-09.49.29.jpeg)
Informações preliminares apontam que o piloto perdeu o controle da direção do veículo após tentar desviar de uma bicicleta. A vítima que morreu não usava capacete no momento do acidente.
O corpo de Geovana de Aquino Chaves foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Bom Jesus da Lapa, cidade que também fica no oeste baiano.
O acidente será investigado na delegacia de Ibotirama.
Fonte: Blog Bahia / G1, fotos Gazeta 5
Com voto do ministro Dias Toffoli, placar ficou em 11 a 0 contra tese de que militares poderiam realizar intervenção em caso de conflitos entre os Três Poderes

O Supremo Tribunal Federal (STF) definiu nesta segunda-feira (8), por unanimidade de votos (11 a 0), que a Constituição não prevê possibilidade de intervenção das Forças Armadas nas instituições democráticas. Assim, a Corte rejeita a tese de que os militares poderiam atuar como "poder moderador" em caso de conflitos entre os Três Poderes (Executivo, Judiciário e Legislativo).
O último voto foi do ministro Dias Toffoli. O julgamento da ação direta de inconstitucionalidade (ADI Nº 6.457), apresentada pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), estava em plenário virtual, com prazo de término às 23h59 de hoje.
Em 29 de março, o ministro relator da causa, Luiz Fux, disse acolher "parcialmente" a interpretação da legenda. No voto, o magistrado afirmou que "a missão institucional das Forças Armadas na defesa da Pátria, na garantia dos poderes constitucionais e na garantia da lei e da ordem não acomoda o exercício de poder moderador". Fux foi acompanhado pelos demais ministros.
Com ressalvas, Toffoli foi o último a registrar o parecer, seguindo — como Gilmar Mendes, Cristiano Zanin e Alexandre de Moraes —, o acréscimo apresentado por Flávio Dino.
Para ministro Dino, a consequência direta de uma leitura "puramente semântica" dos artigos aos quais o "Poder Moderador das Forças" poderia ser justificado resulta em uma "tragédia institucional" e prejuízos à nação, em "grande parte, irreparáveis".
O último voto foi do ministro Dias Toffoli. O julgamento da ação direta de inconstitucionalidade (ADI Nº 6.457), apresentada pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), estava em plenário virtual, com prazo de término às 23h59 de hoje.
Em 29 de março, o ministro relator da causa, Luiz Fux, disse acolher "parcialmente" a interpretação da legenda. No voto, o magistrado afirmou que "a missão institucional das Forças Armadas na defesa da Pátria, na garantia dos poderes constitucionais e na garantia da lei e da ordem não acomoda o exercício de poder moderador". Fux foi acompanhado pelos demais ministros.
Com ressalvas, Toffoli foi o último a registrar o parecer, seguindo — como Gilmar Mendes, Cristiano Zanin e Alexandre de Moraes —, o acréscimo apresentado por Flávio Dino.
Para ministro Dino, a consequência direta de uma leitura "puramente semântica" dos artigos aos quais o "Poder Moderador das Forças" poderia ser justificado resulta em uma "tragédia institucional" e prejuízos à nação, em "grande parte, irreparáveis".
"As Forças Armadas, por vezes, usurparam e se arvoraram em um fictício 'poder moderador', ou mesmo, como no período entre 1964 a 1985, assumiram o poder — atribuições as quais a elas jamais foram constitucionalmente concedidas. Trata-se de ideia que infelizmente reapareceu na pena e no desejo de 'alguns', a partir de uma leitura equivocada do art. 142 da Constituição, no sentido de que as Forças Armadas seriam (falsamente — é importante reiterar) árbitras de conflitos institucionais", disse Toffoli.
Tal voto vai de acordo com a decisão monocrática de 2020, também de autoria de Fux, sobre Forças Armadas não serem "poder moderador" em eventual conflito político.
Fux discordou da ADI no âmbito de ser uma decisão do Executivo a utilização ou não do emprego militar sob requerimento dos outros poderes (Legislativo e Judiciário), “uma vez fixado que o Presidente da República, como autoridade maior das Forças Armadas, exerce o poder de supervisão administrativo orçamentária desse ramo estatal" e deve agir conforme a Constituição.
Como votaram os ministros
O deputado federal Charles Fernandes (PSD) passou mal na tarde deste domingo (7) durante agenda com o governador Jerônimo Rodrigues (PT) em Malhada, na região do Velho Chico, Oeste baiano.
Segundo o Achei Sudoeste, parceiro do Bahia Notícias, Fernandes chegou a ser socorrido por uma equipe do Samu e foi encaminhado para uma unidade de saúde de Guanambi via helicóptero oficial do Estado, que realizava o transporte do governador. A última informação é que o congressista passa bem.
Esta foi a segunda vez em menos de uma semana que o deputado passou mal. Na última terça-feira (2), Fernandes deu entrada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Geral de Guanambi (HGG) após passar mal.
Antes desses episódios, o deputado fez um procedimento cardíaco no dia 18 de março em um hospital de São Paulo.
Fonte: Blog Bahia / Bahia Notícias
O Blog mais acessado da Região Oeste da Bahia