Blog Bahia - O Portal de Notícias do Oeste Baiano



13/04/2024

Campanha de vacinação contra gripe tem Dia D neste sábado

13.4.24 Comentários (0)
Campanha de vacinação contra gripe tem Dia D neste sábado

Vacina protege contra três tipos de vírus de influenza

A vacinação contra gripe terá Dia D neste sábado (13). A campanha teve início em março com a meta de vacinar 75 milhões de pessoas.

A vacina em 2024 é destinada a proteger contra a Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B.

Conforme levantamento da Agência Brasil, o Dia D ocorrerá no Distrito Federal e em 15 estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Goiás, Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Norte, Sergipe, Paraíba, Maranhão e Piauí.

De acordo com o Ministério da Saúde, os locais e horários de aplicação da vacina devem ser consultados nos sites e redes sociais das secretarias estaduais de saúde.

No primeiro semestre, o imunizante será aplicado nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Na Região Norte, campanha será realizada no segundo semestre.

Público-alvo

Os grupos prioritários são crianças de seis meses a menores de 6 anos de idade, gestantes, puérperas e idosos com 60 anos ou mais.

Quem faz parte dos grupos prioritários deve se vacinar, mesmo se tiver tomado a dose contra a gripe no ano passado. A vacinação é anual.

As crianças que vão receber o imunizante pela primeira vez terão de tomar uma segunda dose no intervalo de 30 dias.

Distrito Federal

Mais de 90 pontos de imunização vão funcionar em todo o Distrito Federal para o Dia D de Vacinação contra a gripe. Além da dose contra a influenza, imunizantes contra a dengue, a covid-19 e outras doenças também estarão disponíveis, conforme calendário vacinal e grupos prioritários previstos.

Em nota, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal destacou que a proposta é aproveitar o momento de mobilização nacional para intensificar a imunização e ampliar todas as coberturas vacinais. A lista completa com os locais de vacinação, horários e os imunizantes disponíveis está no site da pasta.

Ainda de acordo com a secretaria, haverá ações em escolas, unidades básicas de saúde (UBS) e condomínios, com atendimento, inclusive, na modalidade drive-thru. Dois veículos popularmente conhecidos como carros da vacina também vão percorrer as ruas do Gama e do Sol Nascente.

Em cada local, segundo a secretaria, uma equipe estará preparada para indicar quais imunizantes poderão ser aplicados. Basta apresentar um documento de identificação e a caderneta de vacinação.

Crianças poderão tomar doses contra hepatite, meningite, pneumonia, sarampo, pólio e febre amarela, dentre outras. Meninos e meninas de 9 a 14 anos também podem receber a vacina contra o HPV, que agora é feita em esquema de dose única. Para adolescentes e adultos, serão disponibilizadas doses contra hepatite B, tétano e difteria (vacina dT), febre amarela e sarampo, caxumba e rubéola (vacina tríplice viral).

Também haverá esquemas de vacinação específicos para bebês e idosos. O único imunizante que não estará disponível nos locais de vacinação neste sábado, de acordo com a secretaria, será a BCG.

Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos também podem ser imunizadas contra a dengue neste sábado. Dados da secretaria de saúde mostram que, desde o início da campanha, em 9 de fevereiro, o Distrito Federal distribuiu 52.280 doses contra a doença.

Se a criança ou adolescente tiver sido diagnosticado com dengue recentemente, é preciso aguardar seis meses para iniciar o esquema vacinal.



Fonte: Blog Bahia  / Agência Brasil

Leia Matéria Completa

LEM: 85ª CIPM realiza parada geral com todo efetivo da unidade

13.4.24 Comentários (0)
LEM: 85ª CIPM  realiza parada geral com todo efetivo da unidade

Ontem, sexta-feira, 12, a 85ª CIPM realizou nesta sexta-feira 12, em LEM, a Parada Geral com todo efetivo da CIPM onde o Maj PM Barroso Neto, Comandante da 85ª CIPM, expôs suas diretrizes operacionais e administrativas para otimizar as ações realizadas pela UOPM. Entre outros assuntos, o Ilmº Sr. Dr Alysson Flizi, Promotor de Justiça, proferiu uma palestra enriquecedora acerca dos procedimentos adotados nos atendimentos às ocorrências.

Durante a Parada diversos policiais foram elogiados por terem se destacado em diversas ocorrências, pelos relevantes serviços prestados e entrega do certificado de Policial Padrão dos meses de janeiro, fevereiro e março.



Fonte: Blog Bahia  / 85ª CIPM

Leia Matéria Completa

LEM: Prefeitura promove palestra gratuita para empresários no dia 25 de abril

13.4.24 Comentários (0)
LEM: Prefeitura promove palestra gratuita para empresários no dia 25 de abril

 Imagem 1

O município de Luís Eduardo, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, promove no dia 25 de abril, às 19h, no auditório da Prefeitura, a palestra do economista George Lelis, com o tema: “Estratégias de Gestão Financeira para Empreendedores”.

A atividade gratuita faz parte da série: ‘Amigo Empresário: cuidando do comercio’ com o apoio da CDL de Luís Eduardo Magalhães e da ACELEM. As vagas são limitadas, e as inscrições podem ser realizadas na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Maiores informações pelo contato: 77 99855-9114

Palestrante

George Lelis é economista formado pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), com mais de 15 anos de experiência na área. Tem especialização em Gestão Pública, Orçamento e Finanças pela FTC e é mestre pela Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB).

Serviço:

O quê: Palestra do economista George Lelis, com o tema: “Estratégias de Gestão Financeira para Empreendedores”.

Quando: 25 de abril, às 19h.

Onde: No auditório da Prefeitura, localizado na Avenida Octogonal, nº 04, Praça dos Três Poderes, Jardim Imperial.

Quanto: Gratuito.



Fonte: Blog Bahia  / SECOM, Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães

Leia Matéria Completa

Inaugurado pela prefeitura de Barreiras a Praça Edson Alves de Souza e entrega ruas pavimentadas no Bairro Vila Rica

13.4.24 Comentários (0)
Inaugurado pela prefeitura de Barreiras a Praça Edson Alves de Souza e entrega ruas pavimentadas no Bairro Vila Rica

 

Proporcionar bem-estar e mais qualidade de vida aos munícipes da Capital do Oeste são objetivos da Prefeitura de Barreiras, dentro dos projetos Barreiras Mais Bonita e Mais Humana e Barreiras 100% Pavimentada. Nesta quinta-feira (11), essas metas foram novamente alcançadas no bairro Vila Rica com a inauguração da Praça Edson Alves de Souza e a entrega das Ruas Rosa de Saron, São Gabriel, São Geraldo e a Rua Santa Bárbara pavimentadas.

O momento foi celebrado pelos moradores do bairro que recepcionaram o prefeito Zito Barbosa, a primeira-dama Marisete Bastos, presidente da Câmara de Vereadores, Alcione Rodrigues; os vereadores Otoniel Teixeira, Yure Ramon, Eurico Queiroz, Teteia Chaves e Valdimiro José, também o secretário e subsecretário de Infraestrutura, João Sá Teles e Luzeni Santos, respectivamente, demais secretários e subsecretários municipais, e ainda, dona Sandra dos Santos, Alzira Cardoso e demais familiares do homenageado Edson Alves de Souza.

“Um dia de muita alegria em poder acompanhar de perto essa justa homenagem dedicada ao meu tio. Um homem que morou aqui na Vila Rica, nesta Rua Santa Bárbara, ajudava sempre aqueles que precisavam. Muita gratidão à Prefeitura de Barreiras por entregar esse equipamento público que eterniza o nome de Edson Alves de Souza”, disse Edna Clara de Souza, que no ato esteve acompanhada dos demais familiares.

A construção da Praça Edson Alves de Souza foi coordenada pela Secretaria de Infraestrutura, Obras, Serviços Públicos e Transportes. O ambiente atrativo conta com parquinho infantil, academia ao ar livre, uma nova iluminação em LED, pintura, piso intertravado, paisagismo completo e sistema de irrigação. Em dezembro do ano passado, os moradores do bairro Vila Rica também foram contemplados com a entrega da Praça Cícero Avelino da Silva que segue esse mesmo padrão, garantindo mais conforto e bem-estar para a população.

A festa de comemoração contou com a participação especial do cantor Jeferson Fernandes, em contrapartida ao Edital de Credenciamento de Artistas João do Biriba (Lei 14.399/2022 – PNAB). Na oportunidade, o gestor municipal autorizou mais uma obra, assinando a ordem de serviço para a requalificação da Praça dos Sentidos, na Vila dos SAS em Barreirinhas. Ele relatou ainda, os avanços realizados na infraestrutura de Barreiras, na sede e zona rural do município.

“Hoje foi mais uma noite de muita alegria e emoção em entregar mais um espaço de convivência no bairro Vila Rica, aqui famílias inteiras poderão desfrutar dos ambientes preparados com muito cuidado e carinho. Também entregamos, concluídas, a pavimentação dessas quatro ruas que interligam à Praça Edson Alves de Souza, e nos próximos dias, daremos sequência na pavimentação asfáltica das demais ruas que ainda não foram pavimentadas. O nosso compromisso é continuar trabalhando, por isso, também já autorizamos a requalificação de mais uma praça, desta vez no bairro Barreirinhas, reforçando nosso compromisso com o bem-estar da nossa população, tanto na cidade, quanto na zona rural”, frisou o gestor Zito Barbosa.



Fonte: Blog Bahia  / DIRCOM, Prefeitura de Barreiras

Leia Matéria Completa

Barreiras: Justiça volta a suspender empréstimo de R$ 60 milhões

13.4.24 Comentários (0)
Barreiras: Justiça volta a suspender empréstimo de R$ 60 milhões

 Justiça volta a suspender empréstimo de R$60 Mi Após aprovação polêmica, Justiça em Barreiras suspende novamente empréstimo milionário, acentuando debates sobre legalidade

Em um movimento jurídico significativo, a Justiça determinou a suspensão do empréstimo de R$ 60 milhões que havia sido aprovado pela Câmara Municipal. A controvérsia teve início no dia 13 de março de 2024, quando, após uma sessão extraordinariamente breve de 16 minutos, a Câmara Municipal aprovou o empréstimo junto à Caixa Econômica Federal, com 12 votos a favor e 3 contra. A pressa e a falta de debate geraram suspeitas e preocupações entre os munícipes e observadores da gestão pública.

Legalidade Questionada e Decisões Judiciais

A validade do empréstimo foi rapidamente contestada em tribunal, com a vereadora Carmélia da Mata e Beza à frente de uma Ação Popular que apontava falhas graves no processo de aprovação. A justiça, respondendo às preocupações levantadas, suspendeu inicialmente o projeto de lei no dia 22 de março, apenas para que a decisão fosse revogada e novamente reinstaurada após novos desenvolvimentos e apelações.

O ponto de virada ocorreu no dia 09 de abril, quando o Desembargador Maurício Kertzman Szporer atendeu ao pedido de antecipação de tutela, proibindo a formalização do contrato sob diversas penalidades severas, incluindo crime de desobediência e multa pessoal. Esta decisão sublinha a importância da integridade no processo legislativo e na administração dos recursos públicos.

Implicações para a Administração Pública

A saga jurídica em torno do empréstimo de R$60 milhões em Barreiras serve como um alerta crucial da necessidade de rigorosa aderência às normas legais e éticas na administração pública. Além das implicações imediatas para os envolvidos, este caso lança uma luz sobre os mecanismos de controle e fiscalização, essenciais para a manutenção da confiança pública na gestão dos recursos municipais.

À medida que a Justiça segue deliberações adicionais, os olhos da comunidade de Barreiras e dos interessados permanecem fixos no desenrolar dessa questão. A decisão final, independentemente de seu teor, promete ser um precedente importante na jurisprudência sobre finanças municipais e na prática de governança. 



Fonte: Blog Bahia / Fala Barreiras

Leia Matéria Completa

12/04/2024

Bahia cresce em 25,75% as análises de algodão para o mercado consumidor

12.4.24 Comentários (0)
Bahia cresce em 25,75% as análises de algodão para o mercado consumidor

 

Última etapa da fibra antes da comercialização para as indústrias têxteis, o trabalho de classificação tem sido fundamental para separar e atestar a qualidade do algodão da Bahia, definindo para onde e para quem a fibra será negociada. Os produtores levaram para o Centro de Análise de Fibras, localizado em Luís Eduardo Magalhães, um total de 3,55 milhões de amostras na safra 2022/23, um aumento de 25,5% em relação ao ciclo anterior. Os dados foram divulgados neste início de abril, pela Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa), depois de consolidado o relatório do volume de fibra analisada ao longo deste ciclo produtivo.

O gerente do Centro de Análises de Fibras da Abapa, Sérgio Brentano, explica que a eficiência do trabalho operacional no laboratório tem sido fundamental para garantir o atendimento aos produtores. “O laboratório é reconhecido pelo seu alto nível técnico, com entrega de resultados confiáveis e satisfatórios aos cotonicultores e usinas. “Houve um volume expressivo de amostras entregues no laboratório, com pico de até 40 mil em um único dia, o que demonstra o interesse cada vez maior dos produtores rurais na classificação da fibra”.

Considerado o maior da América Latina, o Centro de Análise de Fibras da Abapa tem a capacidade de analisar 25 mil amostras por dia e conta com uma equipe de 20 colaboradores efetivos, com o acréscimo de 100 novos profissionais contratados durante o período de safra para suprir a demanda das 56 usinas de beneficiamento e de 90 produtores da Bahia e da área de abrangência do Matopiba, que abrange também Maranhão, Tocantins e Piauí. As amostras são classificadas e separadas conforme características essenciais para o uso do setor têxtil, como comprimento, resistência, uniformidade, reflectância da fibra, dentre outras.

O presidente da Abapa, Luiz Carlos Bergamaschi, explica que as condições favoráveis de clima e solo na produção proporcionam a qualidade do algodão na Bahia, que somam às boas práticas agrícolas exercidas pelos cotonicultores da região. “O laboratório central, em Brasília, valida e atesta essa qualidade ao conferir com precisão as análises realizadas pelo Centro de Análises da Abapa, que possuem mais de 99% de confiabilidade das amostras checadas, reforçando todo o trabalho de excelência desenvolvido ao analisar a fibra em território baiano”, afirma. 


Assessoria Imprensa Abapa

Leia Matéria Completa

UNACON do HO completa dois anos de acolhimento a pacientes com câncer

12.4.24 Comentários (0)
UNACON do HO completa dois anos de acolhimento a pacientes com câncer

 

O Hospital do Oeste (HO), unidade vinculada ao governo estadual e administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) no município de Barreiras, completará, no próximo mês de maio, dois anos de funcionamento da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (UNACON). Voltada à prestação de atendimentos de urgência e emergência a pacientes com câncer, a unidade já realizou mais de 4 mil atendimentos pelos oncologistas clínicos; mais de 1700 tratamentos quimioterápicos; e mais de 1800 tratamentos diversos, dentre eles a hormonioterapia. Atualmente, a UNACON trata em média 20 pacientes por dia, o que reforça a atenção pela saúde da população da região oeste da Bahia.

De acordo a enfermeira responsável pela UNACON, Renata Lopes, os agendamentos das consultas são realizados via Sistema de Lista Única do Governo da Bahia. “É importante lembrar que a unidade oferece atendimentos médicos nas diversas especialidades da Oncologia: Clínico, Urologia, Mastologia, Ginecologia e Cirurgia Oncológica. Vale destacar também que existe uma equipe multidisciplinar com farmacêutico, fisioterapia, nutrição, psicologia, assistência social e enfermagem, que já somam mais de 9500 atendimentos, além dos serviços de apoio”, reitera.

O grande desafio da Oncologia na região oeste era o deslocamento dos pacientes para grandes centros, como Salvador, São Paulo, Brasília ou Goiânia. “A implantação da UNACON foi estratégica e está surtindo efeitos positivos com a cura de centenas de pessoas nesses dois anos de funcionamento. A ideia é melhorar cada vez mais as estruturas e atendimentos para melhor atender os usuários do SUS. Os pacientes de Barreiras ou cidades próximas são acolhidos sem precisar fazer viagens desgastantes em uma difícil fase, que é o tratamento oncológico” destaca, Marina Barbizan, líder geral do HO.

“Sei da dificuldade que é viajar, doente, por horas. O cansaço e a dúvida, se vamos viver ou não… É horrível! Acompanhei minha irmã para tratamento oncológico em Salvador, graças a Deus ela se curou. Logo após, minha mãe também foi diagnostica e não venceu a batalha contra o câncer, porém a dor foi amenizada pelo fato dela ter sido tratada na UNACON de Barreiras, onde teve o apoio da família. Meses atrás descobri um câncer de mama e hoje estou na quarta sessão de quimioterapia, sendo acolhida por uma excelente equipe de profissionais”, depõe Zileide Silva Pianezzola, moradora de Barreiras.

Psicologia e Nutrição – O processo de diagnóstico e tratamento, na maioria dos casos, é complexo e causa transtornos físicos e mentais. “Ao chegar na UNACON é realizado um acolhimento para entender cada situação, ou seja, como o paciente está emocionalmente. Com isso, fornecemos orientações para um correto tratamento. É a chamada psicoeducação, através da qual orientamos o paciente e a família sobre a doença, trabalhamos a aceitação e ajudamos a organizar os pensamentos. Quem entende e aceita o processo possui mais chances de recuperação”, explica a psicóloga da UNACON Lidiane Santos.

Concomitante à psicoeducação existem os tratamentos individualizados que podem ser recomendados pelo médico, pela família ou até mesmo solicitado pelo paciente. Em muitos casos, os familiares também recebem acompanhamento psicológico. Os pacientes da UNACON também são orientados em relação a alimentação no período de tratamento. O acompanhamento nutricional é de acordo com cada diagnóstico.

A nutricionista Evelin Rafaela relata que “nos dias de tratamento, os pacientes recebem uma alimentação diferenciada. A quimioterapia é agressiva e algumas pessoas apresentam sintomas de efeitos colaterais e necessitam de uma dieta individualizada. Para os pacientes que precisam ficar internados, o cardápio é de acordo com suas necessidades e tolerâncias”, informa. (Ascom da UNACON)

Leia Matéria Completa

Os reflexos do agronegócio no desenvolvimento do Oeste da Bahia

12.4.24 Comentários (0)
Os reflexos do agronegócio no desenvolvimento do Oeste da Bahia

 

Referência no segmento agrícola em diferentes cenários, o oeste baiano segue em destaque no segmento da produção de grãos com 89,9% da produção estadual e 3,3% do montante nacional. Os dados do Núcleo de Agronegócios da Associação de Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), revelam a soma de 9,64 milhões de toneladas de soja e milho produzidos na Safra 2022/23. A projeção para a Safra 2023/24 é que haja variação de – 9,33% no total produzido destes grãos, sendo um total de 8,74 milhões de toneladas cultivadas, em função das adversidades climáticas e fitossanitárias enfrentadas pelos produtores rurais da região.

O PIB do agronegócio baiano, totalizou R$ 88,66 bilhões em 2023 e fechou o ano com crescimento de 4,2% e participação de 21,1% na economia baiana, segundo a Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI). No último trimestre de 2023, verificou-se crescimento de 3,0%. Ações sustentáveis realizadas por agricultores do oeste baiano são apontadas como importantes contribuições na diferença e crescimento dos números.

“Hoje, a Bahia é um dos estados onde mais se aplica tecnologia agrícolas. Na região oeste, acredito que cerca de 90% das nossas áreas já utilizam o Sistema do Plantio Direto, um diferencial muito grande, e os veranicos não nos assustam mais. Além de dispor de solo, sol e água, fatores diferenciados e favoráveis à agricultura, aplicamos as melhores técnicas de plantio,  incremento de boas práticas agrícolas, alto investimento em tecnologia e maquinário, qualidade das sementes utilizadas na semeadura, e técnicas de manejo cada vez mais precisas, fatores que refletem positivamente no avanço das altas produtividades e o aproveitamento máximo de todos os recursos que envolvem a cadeia de produção”, ressalta o presidente da Aiba, Odacil Ranzi.

Investimentos que fazem a diferença no resultado da produção de estados e municípios com maiores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH), Produto Interno Bruto (PIB), crescimento populacional e geração de empregos e renda. No ranking de produção nacional da soja e milho, a Bahia detém a sétima colocação, apesar da variação de -16% na quantidade de grãos produzidas em relação à safra anterior. Um exemplo disso é o PIB, em que na escala nacional, a Bahia representa 4% do montante, e a nível estadual, o oeste baiano corresponde a 10%. Já na participação total, 44% do PIB agropecuário da Bahia é derivado da atividade praticada em sete principais municípios produtores de soja e milho no oeste baiano: São Desiderio, Formosa do Rio Preto, Barreiras, Correntina, Luís Eduardo Magalhães, Riachão das Neves e Jaborandi. São Desiderio e Formosa do Rio Preto ganham destaque também no ranking nacional ocupando posições entre os 10 principais municípios que alavancam o PIB no setor agropecuário.

A produção de grãos está diretamente ligada aos altos Índices de Desenvolvimento Humano (IDH). Os municípios que obtiveram as maiores produções de soja e milho no Oeste da Bahia, também apresentaram os maiores índices de IDH Municipal, e acima da média estadual. Barreiras e Luís Eduardo Magalhães estão entre os dez IDH’s mais altos do estado.

Outro índice com reflexo do agronegócio é o de geração de emprego e renda. Em 2023, a Bahia gerou 71.924 empregos formais, e Barreiras e Luís Eduardo Magalhães lideram isoladamente o ranking de municípios com maior densidade populacional do extremo oeste baiano. Luís Eduardo Magalhães, de acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), ocupou o 10º lugar na geração de empregos no estado em 2022 e em 2023, ficou na 8ª posição do ranking estadual, com 3.313 novos postos de trabalho criados, como parte das 131,6 mil novas vagas de emprego em toda a Bahia no mesmo período. Já em Barreiras, foram geradas 2.346 novas vagas com carteira assinada, registrados de janeiro a outubro de 2022.

“São mais empregos e renda gerados em torno do agro com a vinda dos agricultores e de empresas de máquinas, insumos e de outros segmentos. A economia é uma engrenagem, um setor depende do outro e as cidades crescem, precisa de mais profissionais e tudo é em função da agricultura uma atividade essencial que nesses últimos 40 anos no Oeste da Bahia tem sido fundamental para a economia. Eu tenho 70, 80 empregos diretos na fazenda, então são cerca de 70, 80 famílias, o que dá em torno de 300, 400 pessoas. E esse dinheiro vai para o comércio local. Essa que é a grande questão, às vezes olhamos o número específico do agro, mas não se sabe o que ele gera de emprego e renda para toda a região. As pessoas dos grandes centros do Brasil, precisam entender o que esse setor produz e gera de renda para a economia e desenvolvimento do país”, avalia o produtor rural Douglas Orth. Os altos números da produção agrícola comprovam que o segmento está cada vez mais impulsionando os índices positivos e o desenvolvimento da região Oeste da Bahia.

Além da Aiba, instituições como a Associação Baiana de Produtores de Algodão (Abapa), Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), Sindicato dos Produtores Rurais (SPR) e o Senar, disponibilizam mais de 4 mil treinamentos em diferentes temáticas para qualificação profissional. O resultado desses investimentos se converte em números. São mais de 72 mil capacitados e 150 envolvidos diretamente.  Desde 2022, a Abapa está conveniada ao Ministério da Agricultura (Mapa), para ministrar treinamentos de coordenador e executor de aviação agrícola no Oeste da Bahia. Essa aliança não apenas demonstra a complementaridade entre os setores rural e urbano, mas também reflete um compromisso conjunto em promover a qualidade e a sustentabilidade em todos os aspectos da agricultura, seja alimentar, econômica ou social. 


Fonte: Blog Bahia / Ascom Aiba

Leia Matéria Completa

Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães realiza ‘Dia D’ de vacinação contra a Gripe amanhã

12.4.24 Comentários (0)
Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães realiza ‘Dia D’ de vacinação contra a Gripe amanhã

 

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães realiza amanhã, dia 13 de abril, o “Dia D” da Campanha de Vacinação da Gripe/Influenza, das 8h às 16h, em todas as salas de vacinação do município. Para se imunizar, basta comparecer a uma unidade de saúde, portando um documento com foto e a comprovação de pertencimento ao grupo prioritário ao qual se enquadra.

A influenza é uma infecção viral aguda, que afeta o sistema respiratório e é de alta transmissibilidade, por isso, a vacinação é considerada a melhor estratégia para prevenção. A dose da Influenza ajuda a reduzir a circulação do vírus da gripe e evita o agravamento de doenças como pneumonia, sinusite e até problemas cardíacos, principalmente em crianças, idosos e portadores de doenças crônicas.

Confira quem pode se vacinar:
- Idosos;
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos;
- Gestantes e puérperas;
- Trabalhadores da saúde
- Professores;
- Pessoas com doenças crônicas;
- Pessoas com deficiência permanente;
- Profissionais das forças de segurança e salvamento;
- Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbano e de longo curso;
- Caminhoneiros.

Unidades com a vacina
Ida Klein; Luis Gustavo Rosa; Moacir Marchesan; Mimoso I; Luis Yoshio Shirabe; Paulo Rodolfo; Jardim das Acácias; Vereda Tropical; Jardim das Oliveiras; Alessandra Hillmann; Antonio Carlos Faedo; Nair Idite; Oscar Doerner; Oswaldo Cruz e Conquista. 


Fonte: Blog Bahia  /  SECOM, Prefeitura de LEM

Leia Matéria Completa

STF forma maioria para manter foro privilegiado mesmo ao deixar cargo

12.4.24 Comentários (0)
STF forma maioria para manter foro privilegiado mesmo ao deixar cargo

 

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou, nesta sexta-feira (11), maioria de votos para ampliar o alcance do foro privilegiado. O presidente da Corte, ministro Luís Roberto Barroso, votou pela manutenção da prerrogativa de foro em casos de crimes cometidos no cargo e em razão dele, mesmo após a saída da função. O julgamento, entretanto, voltou a ser suspenso por um pedido de vista do ministro André Mendonça.

Em seu voto, Barroso concordou com o argumento do relator, ministro Gilmar Mendes, de que o envio do caso para outra instância quando o mandato se encerra gera prejuízo. “Esse sobe e desce processual produzia evidente prejuízo para o encerramento das investigações, afetando a eficácia e a credibilidade do sistema penal. Alimentava, ademais, a tentação permanente de manipulação da jurisdição pelos réus”.

Além de Barroso e de Gilmar Mendes, já haviam votado pela ampliação do alcance do foro privilegiado os ministros Dias Toffoli, Alexandre de Moraes, Cristiano Zanin e Flávio Dino. Barroso chegou a pedir vista para analisar melhor os autos e, por esse motivo, o julgamento foi retomado nessa sexta-feira.

Mesmo com o novo pedido de vista, de André Mendonça, os demais ministros da Corte têm até as 23h59 do dia 19 de abril para votar, caso queiram.

Entenda

A ampliação do alcance do foro especial foi proposta por Gilmar Mendes em resposta a um habeas corpus do senador Zequinha Marinho (Podemos-PA). O parlamentar é suspeito de ter exigido, a servidores de seu gabinete, o depósito de 5% de seus salários em contas do partido, prática conhecida como rachadinha.

"Considerando que a própria denúncia indica que as condutas imputadas ao paciente foram praticadas durante o exercício do mandato e em razão das suas funções, concedo ordem de habeas corpus para reconhecer a competência desta Corte para processar e julgar a ação penal", decidiu Gilmar Mendes em seu voto. 

O crime começou a ser investigado em 2013, quando Marinho era deputado federal. Depois disso, ele foi eleito vice-governador do Pará e, em seguida, senador, cargo que ocupa atualmente. Ao longo desse período, o processo foi alternado de competência, conforme o cargo que Marinho ocupava.

O parlamentar defende que o caso permaneça no Supremo, uma vez que recuperou o foro privilegiado ao ter se elegido para o Congresso Nacional novamente. 



Fonte: Blog Bahia  /  Agência Brasil

Leia Matéria Completa

LEM: Entregue Ecoponto do Mimoso 1

12.4.24 Comentários (0)
LEM: Entregue Ecoponto do Mimoso 1

  Agora são três em funcionamento na cidade, nos bairros Tropical Ville, Conquista e Mimoso

6479db7e-43ef-4376-bb5f-12666994957b

A Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães, através de parceria entre as secretarias municipais de Sustentabilidade e Infraestrutura e Urbanismo, entregou à comunidade do bairro Mimoso 1, nesta quinta-feira (11), o terceiro Ecoponto do município.

2c3912c7-0338-4a8e-a472-2ebe9f26d73e

074168dd-a838-490e-a6d4-ed26ffa1af59

No local, a população ao entorno pode realizar a entrega voluntária de pequenos volumes de entulho (resíduos da construção civil), resíduos recicláveis, como plástico, papel, papelão e vidro, além de resíduos domésticos especiais, como pilhas e baterias.

A iniciativa tem como objetivo combater o descarte irregular de resíduos sólidos, promover a reciclagem e dar suporte ao aterro sanitário municipal, além de trazer mais facilidade aos pequenos geradores de resíduos​. 

0b981729-0301-4b14-9c16-08742a483d46

40e2e0c0-74e4-491c-a220-d9db6170c217


Fonte: Blog Bahia / SECOM, Prefeitura de LEM

Leia Matéria Completa

Lula sanciona, com veto, projeto que proíbe saidinha de presos

12.4.24 Comentários (0)
Lula sanciona, com veto, projeto que proíbe saidinha de presos

  Presidente manteve visita de preso do semiaberto a parentes

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, com veto, nesta quinta-feira (11), o projeto de lei (PL) que acaba com as saídas temporárias de presos em feriados e datas comemorativas. A informação foi confirmada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública. 

O presidente vetou apenas o trecho que impedia a saída temporária para presos que querem visitar suas famílias. A saidinha, como é conhecido o benefício, vale para detentos que já estão em regime semiaberto.

Lula manteve a parte do texto que proíbe a saída para condenados por crimes hediondos e violentos, como estupro, homicídio e tráfico de drogas.

Pela legislação atual, presos que estão no semiaberto, que já cumpriram um sexto do total da pena e que possuem bom comportamento podem deixar presídio por cinco dias para visitar a família em feriados, estudar fora ou participar de atividades de ressocialização.

Antes de ser sancionado pela presidência da República, o projeto foi aprovado pela Câmara dos Deputados e pelo Senado. A parte da lei que foi vetada será reavaliada pelo Congresso, que poderá derrubar o veto do presidente. 



Fonte: Blog Bahia  /  Agência Brasil

Leia Matéria Completa

LEM: Campeonato Municipal de Futebol da Primeira Divisão inicia amanhã

12.4.24 Comentários (0)
LEM: Campeonato Municipal de Futebol da Primeira Divisão inicia amanhã

 

O Campeonato Municipal de Futebol da Primeira Divisão de Luís Eduardo Magalhães inicia no próximo sábado, dia 13 de abril. E os jogos jogos começam às 15h, no Estádio Municipal Coronel Aroldo, no bairro Conquista, com o confronto entre o atual campeão da competição, o Santa Cruz, e o Aston Villa (atual campeão da Segunda Divisão do Campeonato). Logo depois, às 17h, o ARD Apolinário enfrenta a equipe do Palmeirinhas.

O Municipal de Futebol é a maior competição amadora da região Oeste da Bahia, reunindo um total de 16 equipes, e em 2024 terá uma premiação no valor de R$ 33 mil, além de troféus e medalhas. O Campeonato é uma realização da Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Cultura e Esportes, por meio de convênio com a Liga Desportiva.

Jogos de abertura:
- 15h Santa Cruz x Aston Villa;
- 17h ARD Apolinário x Palmeirinhas.

Leia Matéria Completa

Secretaria de Assistência Social de São Desidério realiza roda de conversa para mulheres do município

12.4.24 Comentários (0)
Secretaria de Assistência Social de São Desidério realiza roda de conversa para mulheres do município

A Secretaria de Assistência Social (SAS) por meio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS), realizou na tarde de quinta-feira, 11, uma roda de conversa entre a Juíza de São Desidério, uma profissional de enfermagem, psicóloga e as mulheres usuárias dos equipamentos da assistência.

Assuntos referentes aos desafios encontrados na representatividade feminina no sistema de justiça, acesso das mulheres aos recursos de garantia de direitos, a saúde da mulher na perspectiva de autocuidado, planejamento familiar e as habilidades de gerenciamento das emoções na tomada de escolhas conscientes foram alguns dos temas debatidos no encontro.

“Muitas vezes as mulheres aceitam as situações impostas por falta de acesso à informação, por medo, por insegurança, esta é uma oportunidade valiosa para se questionar sobre as condições em que cada uma de nós vivemos, e vale lembrar que a mulher não é propriedade de ninguém, precisa estar bem informada e buscar seus direitos”, ressaltou a juíza, Dr. Bianca Pfeffer.


Fonte: Blog Bahia  / Ascom SD

Leia Matéria Completa

Projeto Anjinhos da Praia: Reconhecimento do Local em São Desidério/Sítio do Rio Grande para Iniciativa de Educação e Segurança Aquática

12.4.24 Comentários (0)
Projeto Anjinhos da Praia: Reconhecimento do Local em São Desidério/Sítio do Rio Grande para Iniciativa de Educação e Segurança Aquática

 302c94cd-b72c-49e6-9e61-61bc66e8c24a

Nesta quinta-feira (11), a tenente-coronel BM Ana Fausta, coordenadora do projeto Anjinhos da Praia, acompanhada pelo comandante do 17º Batalhão de Bombeiros Militar, tenente-coronel BM Cedraz, realizaram uma visita ao Distrito do Sítio do Rio Grande, em São Desidério. O objetivo foi realizar o treinamento prévio dos Bombeiros que serão empregados e fazer o reconhecimento do local onde serão desenvolvidas as atividades do projeto, programadas para ocorrer entre os dias 15 a 19 de abril.

5a36fc4a-1245-4a46-9732-b3bdc5c8c01d

d5349ea9-40bd-4512-865b-3a152ca379ec

O projeto Anjinhos da Praia tem como propósito central promover a educação e a segurança aquática entre crianças com idades entre 7 e 12 anos. Com o apoio da Prefeitura de São Desidério, a iniciativa beneficiará várias crianças da comunidade local.

Durante o evento, serão abordados temas relevantes, como salvamento aquático, primeiros socorros, cidadania, meio ambiente, respeito aos símbolos nacionais e bullying. As atividades serão conduzidas de forma lúdica e divertida, em ambos os turnos matutino e vespertino, garantindo uma experiência enriquecedora para os participantes. (17º BBM).

3d20d5d0-9d4d-4de0-9944-4a92c20298fd

8f80ad22-9c1d-41aa-a0c7-b61e34b7442f

Fonte: Blog Bahia  / 17º BBM

Leia Matéria Completa