Formosa do Rio Preto: Embasa intensifica a retirada de irregularidades na rede de água Blog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


8 de fev. de 2020

Formosa do Rio Preto: Embasa intensifica a retirada de irregularidades na rede de água

A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) intensificou ao longo do mês de janeiro a retirada de irregularidades que comprometem o funcionamento do sistema de abastecimento de água em Formosa do Rio Preto. Foram identificados 44 imóveis com irregularidades como furtos de água da rede, dentre elas, os desvios de ramais (by pass) e as ligações clandestinas, popularmente conhecidos como “gato”.

A ação tem o objetivo de impedir que estas irregularidades prejudiquem outros usuários que compartilham o mesmo trecho da rede de onde a água é furtada.

Segundo o gerente regional da Embasa, Francisco Araújo Andrade, a empresa identifica com certa frequência este tipo de crime em todos os seus sistemas de abastecimento. “Estamos sempre buscando o apoio da população que é diretamente prejudicada por quem faz os gatos. O uso indiscriminado de água por quem comete este tipo de irregularidade é crime e também coloca em risco a qualidade da água”.

Ainda segundo Andrade, para este ano, dentro do programa de combate a perdas, a Embasa pretende intensificar o combate a irregularidades que levem ao furto de água de água da rede distribuidora.

ALERTA - A prática de furto de água é qualificada crime contra o patrimônio, de acordo com o artigo 155 do Código Penal Brasileiro, cujo parágrafo 3º, ao tratar de furtos, equipara “à coisa móvel a energia elétrica ou qualquer outra que tenha valor econômico”. A pena prevista na lei é reclusão de um a quatro anos e multa. Caso identifique ligações clandestinas de água, a população pode denunciar pelo telefone 0800 0555 195.

Fonte: Blog Bahia  / Ascom Embasa

Nenhum comentário:

Postar um comentário