Abapa contempla pequenos agricultores com tecnologias de irrigação no Oeste da BahiaBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


19 de jun. de 2020

Abapa contempla pequenos agricultores com tecnologias de irrigação no Oeste da Bahia

 A Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) promoveu na última quarta-feira (17) a doação de 8 kits de irrigação para agricultores familiares de cinco localidades da zona rural de Barreiras: Canabrava, Ilha da Liberdade, Melancia, Nanica e Santa Rita. Os produtores rurais receberam as orientações para a instalação dos equipamentos que vão contribuir para a produção de até um hectare de hortas, frutas e legumes para abastecer a população de Barreiras. Este ano, a Abapa também entregou kits de irrigação para pequenos agricultores de Cocos, Correntina e São Desidério.
 Durante o ato de entrega, ocorrido na localidade da Nanica, a sete quilômetros, do centro de Barreiras, o presidente da associação dos produtores rurais da Nanica, Janil Monteiro de Novaes, agradeceu a doação dos kits. “É uma tecnologia que vai fazer a diferença para a gente continuar produzindo mesmo neste período seco e sem chuvas nesta época do ano”. Para o secretário de agricultura e tecnologia de Barreiras, José Marques de Castro, esta parceria entre Abapa e a Prefeitura de Barreiras vai garantir o suporte técnico necessário para o manejo adequado na  garantia de uma maior produtividade destas lavouras.

O diretor-executivo da Abapa, Lidervan Morais, explica que a doação dos kits de irrigação integra um programa de transferência de tecnologia da entidade para os pequenos agricultores. “A Abapa vem beneficiando, em parceria com as secretarias de agricultura, a economia local dos municípios a obterem mais rentabilidade com a terra evitando o êxodo rural. No início o projeto, que era destinado aos pequenos produtores de algodão, tem abrangido outras culturas”.  
O projeto iniciado em 2014, já beneficiou cerca de 200 famílias no Oeste e Sudoeste baianos, que já conseguiram desenvolver atividades econômicas e crescer através do suporte técnico da Abapa.  Para este ano, ao longo desta safra 2019/2020, a entidade vem investindo um montante de R$ 500 mil para a aquisição de materiais de irrigação com recursos dos produtores de algodão através do Fundeagro. 

Fonte: Blog Bahia  / Ascom AIBA

Nenhum comentário:

Postar um comentário