Combate ao contágio da Covid-19: Prefeitura de Barreiras intensifica fiscalização em estabelecimentos comerciais e eventos não autorizados no municípioBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


23 de jun. de 2020

Combate ao contágio da Covid-19: Prefeitura de Barreiras intensifica fiscalização em estabelecimentos comerciais e eventos não autorizados no município

 O momento é de cautela devido aos avanços do novo Coronavírus, causador da Covid-19, em Barreiras e na região Oeste. Seguindo com essa prevenção, cujo objetivo é de reduzir o contágio da doença, as equipes que integram as fiscalizações coordenadas pela Vigilância Sanitária atuam diariamente nas ações em cumprimento aos Decretos Municipais que trazem um conjunto de normas que impõe restrições e cuidados quanto à higienização dos estabelecimentos, bem como limite de funcionamento até as 23h59, distanciamento entre as pessoas, mesas e quantidade de consumidores em mesas de bares e restaurantes.
 Nesse último final de semana, as equipes de fiscalização receberam denúncias anônimas de eventos em descumprimento as recomendações estabelecidas. No sábado (22), a fiscalização foi realizada com o apoio da Polícia Militar e Guarda Civil Municipal em uma propriedade rural, localizada nas margens da BR 242, entorno do anel viário, onde estava sendo realizada uma vaquejada. De acordo com a Polícia Militar, entre 150 a 200 pessoas aproximadamente estavam no local fazendo uso de bebidas alcoólicas, sem o uso de máscaras, desrespeitando o distanciamento social, entre outros requisitos.  Todos foram orientados a se retirarem do evento e a área que servia alimentos foi interditada por descumprir normas de vigilância sanitária.
 Já no domingo (21), foram realizadas duas interdições, uma em um bar no centro da cidade e outro em Barreirinhas por descumprimento dos Decretos e da Lei Estadual que obrigam o uso da máscara e o distanciamento social. Jovens que também frequentavam a Praça Marechal Deodoro, no Cais, sem máscaras e fazendo uso coletivo de narguilé, foram orientados a deixar o local.

De acordo com o coordenador de Vigilância Sanitária, Canuto Júnior, as importantes fiscalizações são realizadas por duas equipes pela manhã e tarde, e cinco a noite. “Estamos atuando diariamente com apoio da SEMATUR e das demais equipes das secretarias da Saúde, Indústria e Comércio, Infraestrutura, Educação, Segurança Cidadã, Guarda Municipal, Cootrans e a Polícia Militar. Essa ação tem a meta de fazer cumprir as normas voltadas para o enfrentamento a pandemia do Coronavírus. Nesse momento, é muito importante a contribuição da população através das denúncias”, pontuou Canuto.
 Tendo em vista as comemorações dos festejos juninos que se aproximam, as ações de fiscalização acontecerão com mais rigor, não sendo admitido nenhum tipo de aglomeração ou evento que coloque em risco a saúde da população e o contágio pelo novo Coronavírus. De acordo com o secretário de saúde de Barreiras, Anderson Vian, a população poderá denunciar por meio dos telefones 153 (Guarda Civil Municipal) e o whatsapp 77 99956-9834 (Central Covid-19).

“As fiscalizações, com a meta de evitar o contágio da Covid-19 acontecem desde o surgimento do novo Coronavírus no município . Infelizmente, algumas normas estão deixando de ser cumpridas principalmente aos finais de semana, é importante a população, donos de estabelecimentos e empresários entendam a importância do distanciamento, do uso de máscaras e a higienização constante tanto das mãos como do espaço de comercialização e de entretenimento. Assim, entre os dias 20 a 24 de junho, a Prefeitura de Barreiras fará uma grande operação em favor da segurança pública e contra o contágio do novo Coronavírus, para isso, precisamos também da colaboração de todos através das denúncias anônimas”, pontuou Anderson Vian.





Fonte: Blog Bahia  / Dircom

Nenhum comentário:

Postar um comentário