Projeto Vale Produtivo beneficia produtores de gergelim da zona rural de BarreirasBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


23 de jun. de 2020

Projeto Vale Produtivo beneficia produtores de gergelim da zona rural de Barreiras

Produtores de gergelim da comunidade de Limoeiro, há cerca de 100 km da sede do município de Barreiras, estão sendo beneficiados pelas ações do Projeto Vale Produtivo, executado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura e Tecnologia. A geografia da localidade e o apoio técnico oferecido gratuitamente têm alavancado a rentabilidade das oito famílias que apostaram no cultivo do grão.

As atividades no Limoeiro, realizadas em maio, incluíram análise e correção do solo com distribuição de calcário, preparo para plantio e acompanhamento técnico no manejo da cultura. “O plantio do gergelim é a principal atividade econômica da comunidade, é uma cultura que apresenta viabilidade técnica e econômica, com uma produtividade muito boa, atingindo 50 sacos por hectare, que são vendidos em Barreiras e em outros estados”, explicou Francisco Neto, diretor do Departamento de Agropecuária.

Com a colheita de junho, o produtor rural Rosalvo Rodrigues comemorou o sucesso na sua propriedade e a parceria com a Prefeitura de Barreiras. “Recebemos o calcário, fizemos o preparo da terra e agora estamos vendo os bons resultados. Começamos a plantar o gergelim e outros produtores já estão interessados. É muito bom ter esse apoio da gestão, que envia o material, as máquinas sempre que precisamos”, destacou.

   O Projeto Vale Produtivo, que integra o Projeto Desenvolve Barreiras, tem como principal objetivo oferecer apoio e assistência técnica para pequenos agricultores, desde a sua implantação, em 2017. “É gratificante ver como o Vale Produtivo já beneficiou centenas de famílias com o apoio das Universidades e Associações, valorizando a vocação da região para a produção agrícola e inserindo novas culturas. Mesmo com a pandemia do novo coronavírus, temos dado continuidade aos trabalhos para que os moradores da zona rural mantenham suas atividades econômicas”, destacou o secretário de agricultura, José Marques.


Fonte: Blog Bahia  / Dircom

Nenhum comentário:

Postar um comentário