Enfrentamento ao coronavírus: Agentes de saúde realizam busca ativa de novos casos suspeitos de síndrome gripal no municípioBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


12 de jun. de 2020

Enfrentamento ao coronavírus: Agentes de saúde realizam busca ativa de novos casos suspeitos de síndrome gripal no município

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Diretoria de Assistência à Saúde com as equipes de Atenção Básica e apoio dos agentes comunitários de saúde, iniciou o cadastramento de famílias de sua área de abrangência, bem como o mapeamento de novos casos de síndrome gripal, entre eles o novo coronavirus (Covid-19). A ação que começou no bairro Conquista se estenderá por todos os bairros da zona urbana e comunidades da zona rural.

Atualmente os agentes acompanham cerca de 14.400 mil famílias e de acordo com a Secretaria de Saúde, as visitas domiciliares são uma importante ferramenta educativa para informar a população acerca dos cuidados e fazer a busca ativa de suspeitos e acompanhamento de casos de síndrome gripal.
 “É muito importante informar corretamente os moradores sobre o novo coronavírus, ainda mais em tempos de tantas “fake news”. Nós estamos concentrando todos os nossos esforços para diminuir o risco de contágio e afastar esse perigo que ameaça a todos e que atinge com muita força os nossos idosos e pessoas com doenças crônicas, como hipertensos e diabéticos”, comentou o secretário de Saúde, Felipe Melhem.

Além de orientar sobre a doença, medidas de prevenção e sinais e sintomas, os agentes também estão realizando a aferição de temperatura dos moradores; auxiliando a equipe da Vigilância em Saúde na identificação de casos suspeitos e auxiliando no monitoramento dos casos suspeitos e confirmados.





Fonte: Blog Bahia  / Ascom, Prefeitura de Luís Eduardo Magalhães

Nenhum comentário:

Postar um comentário