Instituto do Câncer do Oeste da Bahia e Prefeitura de Barreiras unem esforços para implantação de serviços de oncologia na cidadeBlog Bahia (O Portal de Notícias do Oeste Baiano)


3 de jun. de 2020

Instituto do Câncer do Oeste da Bahia e Prefeitura de Barreiras unem esforços para implantação de serviços de oncologia na cidade

O Instituto do Câncer do Oeste da Bahia - ICOB, criado a partir da organização da sociedade civil sem fins lucrativos, reuniu seus representantes na manhã desta terça-feira, 02, com o prefeito de Barreiras, Zito Barbosa, a chefe de gabinete, Marileide Carvalho e o secretário de saúde Anderson Vian, para falar das possíveis parcerias e estratégias de implantação de um hospital que atenderá aos pacientes com câncer do município e região Oeste.

Atualmente mais de 500 pacientes de Barreiras são encaminhados para Salvador com o apoio da Prefeitura via tratamento fora do domicílio, que é feito em Salvador, com suporte de hospedagem, transporte, alimentação e passagem. “Sabemos da luta dos nossos pacientes, do desgaste do deslocamento até a capital baiana e da complexidade de realizar o tratamento, muitas vezes, longe da família. A gestão apoiará todas as iniciativas públicas e privadas no sentido de melhorar a oferta de serviços em saúde, porque entendemos o nosso compromisso como polo regional e os benefício dessas ações”, destacou o secretário de saúde Anderson Vian.

Ficou definido que na próxima semana a equipe visitará áreas que poderão ser doadas pela Prefeitura para instalação da unidade, nas proximidades do Hospital do Oeste. A ação também conta com apoio de entidades como Rotary Club, OAB, AIBA, ABAPA e CDL. “Estamos realizando as ações e todo o planejamento com base no cenário e estudos das necessidades da nossa região. A nossa perspectiva é fazer um projeto que possa ser ampliado à medida da necessidade, levando em conta os serviços prioritário para o credenciamento via SUS e pensando também em longo prazo”, destacou Marizete Zuttion, presidente do ICOB.

 Segundo o prefeito Zito Barbosa, a gestão acompanha com expectativa a expansão dos serviços de saúde no Hospital do Oeste com a implantação da ala de oncologia já anunciada pelo Governo do Estado da Bahia, mas entende que existe uma demanda ainda maior que poderá ser atendida pelo ICOB. “São 37 municípios da região, que hoje estão pactuados com Salvador para encaminhamentos desses pacientes, não tenho dúvidas de que há um interesse das Prefeituras em fortalecer parcerias para promover esse atendimento o mais próximo possível dos municípios. Por isso, estamos dispostos a apoiar todas as ações neste sentido”, disse o prefeito de Barreiras.


Fonte: Blog Bahia  / Dircom

Nenhum comentário:

Postar um comentário