UTI-Covid do Hospital do Oeste em colapso. Faltam leitos, respiradores e até sedativosBLOG BAHIA

12 de jul. de 2020

UTI-Covid do Hospital do Oeste em colapso. Faltam leitos, respiradores e até sedativos

Segundo informações extra-oficiais, a ala de isolamento Covid-19 do Hospital do Oeste contava, no final da tarde de hoje, com 23 internados, 19 dos quais entubados.

O corpo médico se virara como podia, usando respiradores portáteis para atender todos os estados graves.

Aí entra problema, não confirmado oficialmente, até porque o HO não faz relatos da situação desde o início da pandemia: estão faltando sedativos, importantes na entubação e na manutenção dos pacientes mais graves.

Como disse hoje um internauta, “por que será que não estou surpreso com tal situação?”

A liberalidade dos prefeitos da Região, abrindo as restrições de circulação e o isolamento das pessoas, só poderia acabar nesse colapso. Pressionados em ano eleitoral, os gestores públicos não querem afrontar os donos de lojas e pequenos comércios, até por que rola entre essa pequena burguesia um profundo sentimento negativista da pandemia.

Leia com atenção o boletim informativo da Prefeitura de Barreiras, onde são indicados 88 novos casos e 42 testes positivados:

A Prefeitura de Barreiras, por meio da Secretaria de Saúde, informa a situação epidemiológica do município. Hoje foram identificados 88 (oitenta e oito) novos casos com características que indicam suspeição de Coronavírus (COVID-19), preenchendo os critérios indicativos para coleta. Trata-se de 45 (quarenta e cinco) pessoas do sexo feminino, com idades entre 04 e 66 anos e 43 (quarenta e três) pessoas do sexo masculino, com idades entre 02 e 65 anos.

Informa ainda que no dia de hoje foram concluídos 94 (noventa e quatro) resultados, sendo que 52 (cinquenta e dois) testaram negativo e 42 (quarenta e dois) testaram positivo. Os 52 (cinquenta e dois) casos que testaram negativo trata-se 21 (vinte e uma) pessoas do sexo feminino, com idades entre 14 e 61 anos e 31 (trinta e uma) pessoas do sexo masculino, com idades entre 04 e 78 anos.

Já os 42 (quarenta e dois) casos que testaram positivo, trata-se de 24 (vinte e quatro) pessoas do sexo feminino, com idades entre 16 e 64 anos. Destas, 20 (vinte) são sintomáticas, sendo dez profissionais de saúde e 04 (quatro) tiveram contato com casos confirmados. E 18 (dezoito) pessoas do sexo masculino, com idades entre 25 e 66 anos. Destes, 14 (quatorze) são sintomáticos, 04 (quatro) profissionais de saúde e 04 (quatro) preencheram os requisitos para coleta. Dos 42 (quarenta e dois) casos positivos, 01 (um) foi confirmado mediante Teste Rápido, não sendo diminuídos dos 96 (noventa e seis) que aguardavam resultado.

A Secretaria de Saúde registra atualmente 588 (quinhentos e oitenta e oito) casos confirmados por Teste Rápido e RT-PCR. Destes, 363 (trezentos e sessenta e três) estão recuperados, 211 (duzentos e onze) estão em isolamento domiciliar, 09 (nove) pessoas estão internadas e o município registra 06 (seis) óbitos. Já os casos que aguardam resultado somam 90 (noventa).

Barreiras contabiliza hoje 5.258 (cinco mil duzentos e cinquenta e oito) casos notificados, sendo que o primeiro caso notificado no Sistema e-SUS VE foi em 26 de março de 2020. E 1.221 (mil duzentos e vinte um) casos descartados, cujos resultados foram negativos. De acordo com orientações recentes do Sistema e-SUS VE, o número total de notificados poderá sofrer variações em função de descartes de casos com sintomas gripais.

Tão logo os demais resultados dos exames dos casos suspeitos sejam concluídos, serão divulgados. A Secretaria de Saúde manterá a publicação de um boletim diário para que a população fique devidamente informada sobre o assunto.

Fonte: Blog Bahia  / Jornal O Expresso

Nenhum comentário:

Postar um comentário